Pela primeira vez na história, alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre, do Exército Brasileiro, foram visitar instalações militares norte-americanas. A iniciativa foi tema de uma palestra realizada nesta segunda-feira (01), para apresentar a experiência aos colegas e patrocinadores. Os alunos agraciados com a viagem de instrução West Point 2025 aos Estados Unidos foram os primeiros colocados do curso de formação de oficiais da reserva. Durante a experiência, eles tiveram contato com militares do Exército Norte-Americano e conheceram de perto o programa responsável pela formação de oficiais da reserva estadunidense.
“É uma oportunidade ímpar, porque não só nos prepara para exercer a função de oficiais temporários, mas também para quem vai voltar para o meio civil. Acaba agregando muito para a gente desenvolver a disciplina e desenvolve diversos aspectos que não são importantes só na carreira militar, mas também na vida civil”, destaca Allan Knop, aluno do CPOR/PA.
Durante a palestra, os alunos falaram sobre as atividades e os locais que visitaram, como a sede da Organização das Nações Unidas e a Grand Central Terminal, em Nova Iorque, uma das estações ferroviárias mais icônicas do mundo. A viagem foi possível graças às doações de ex-alunos do CPOR, que se juntaram em prol da iniciativa. Em 2026, outros alunos também devem ter a oportunidade de vivenciar experiências fora do país.
“Prepara melhor eles, tanto para a vida militar, aqueles que forem convocados para serem oficiais temporários, como para a vida civil também. Então, estarão agregando conhecimento e cultura para a atividade que forem realizar profissionalmente”, explica o coronel Vladson Bancke, comandante do CPOR/PA.
O projeto teve início em 1997 no CPOR de São Paulo. Em 2018, o CPOR de Belo Horizonte também foi contemplado e agora, pela primeira vez, os alunos de Porto Alegre também tiveram a oportunidade. A ideia é que os ex-alunos e patrocinadores sigam apoiando o projeto para que outras viagens possam acontecer.
“Esse tipo de integração é cada vez mais fundamental para o desenvolvimento dos jovens. Eu passei por aqui há 25 anos e esse tipo de experiência não era uma realidade. Então, ter hoje isso como uma oferta dentro da programação, como uma oportunidade para os alunos, sem dúvida, vai enriquecer ainda mais a experiência que eles têm dentro do Centro. Eu posso dizer de cadeira que eles vão sair muito diferente do que entraram”, destaca Thiago Ribeiro, ex-aluno do CPOR/PA.
