Ícone do site Jornal O Sul

Banco central da Rússia suspende compras de moedas estrangeiras para reduzir volatilidade

Fundos ilícitos são colocados em empresas de fachada para torná-los extremamente difíceis de rastrear. (Foto: Divulgação)

O banco central da Rússia informou que decidiu suspender as compras de moedas estrangeiras nesta segunda-feira (24) com objetivo de assegurar previsibilidade na condução da política monetária e reduzir a volatilidade no mercado financeiro.

Em comunicado, o BC russo informou que monitora a situação nos mercados e garantiu que dispõe de instrumentos suficientes para conter ameaças à estabilidade financeira.

Os mercados locais de títulos, moedas e ações em Moscou e Kiev já foram atingidos, mas uma escalada nas tensões  entre Rússia e Ucrânia pode agravar as baixas. Embora as penalidades contra commodities russas não tenham sido discutidas pelos EUA e pela Europa, um conflito pode desestabilizar os preços do gás natural e do trigo. O apetite por títulos do Tesouro dos EUA está crescendo à medida que alguns investidores transferem suas participações para ativos mais seguros.

Sair da versão mobile