O presidente Jair Bolsonaro participou, na manhã deste sábado (10), de um passeio de moto com milhares de apoiadores em Porto Alegre e na Região Metropolitana, no segundo e último dia da sua visita ao Rio Grande do Sul.
A multidão partiu, por volta das 10h, da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), na Zona Norte da Capital, onde estava concentrada desde as 7h. O presidente e os motociclistas percorreram a Freeway, a BR-116, a BR-386 e a BR-448. Depois, eles retornaram a Porto Alegre pela avenida Castello Branco, circularam por diversas vias e voltaram à Fiergs.
Na federação, Bolsonaro foi ovacionado pelos apoiadores e recebido sob gritos de “mito”. Grande parte carregava bandeiras do Brasil. O presidente cumprimentou as pessoas presentes no local e discursou.
“Nós temos tudo para ser uma grande nação”, declarou o presidente. “Não vão passar por cima da democracia nem tolher a nossa liberdade”, prosseguiu Bolsonaro, que voltou a defender o voto impresso nas eleições de 2022.
O presidente disse que o “problema da pandemia” está chegando ao fim. Ele voltou a criticar o fechamento de atividades econômicas por governadores e prefeitos, que causou uma grande crise.
“Tudo que eu falei sobre essa pandemia, eu acertei”, disse. “Jamais me omitirei para o nosso povo”, garantiu, ao criticar a corrupção nos governos anteriores, a CPI da Covid e o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso.
“Eu sou imorrível, imbroxável e incomível”, declarou Bolsonaro, sob fortes aplausos do público que lotou o estacionamento da Fiergs. O presidente reafirmou o seu compromisso com a Pátria e elogiou o povo gaúcho. “É uma satisfação inenarrável estar aqui”, afirmou. “Só Deus me tira da cadeira presidencial”, ressaltou.
Um forte aparato de segurança foi montado em Porto Alegre e na Região Metropolitana para garantir a proteção do presidente e dos seus apoiadores. A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) realizou diversos bloqueios no trânsito em razão da “motociata”. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) também bloqueou o trânsito nas estradas em que os motociclistas passaram.
No Guaíba, várias embarcações realizaram um ato em apoio a Bolsonaro. A manifestação foi batizada de “motociata aquática”.
No início da tarde deste sábado, Bolsonaro almoçou com empresários e com o prefeito Sebastião Melo em uma casa de eventos perto do aeroporto Salgado Filho.
Ele chegou ao Estado na sexta-feira (09), quando cumpriu agenda em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O presidente deixou o RS na tarde deste sábado.
