Quinta-feira, 25 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro vai assinar um pacto de entendimento e metas com os Poderes Legislativo e Judiciário para retomar o crescimento do País

Compartilhe esta notícia:

Jair Bolsonaro e ministros se reuniram com os chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário nesta semana. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Em encontro nesta terça-feira (28) no Palácio da Alvorada, em Brasília, os presidentes dos Três Poderes resolveram assinar um pacto a favor das reformas e para a retomada do crescimento do País. O pacto prevê a união de esforços em torno de uma agenda com cinco pontos: reforma da Previdência, reforma tributária, pacto federativo, segurança pública e desburocratização.

O texto, que será assinado no mês que vem, foi apresentado durante uma reunião entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do Senado, Davi Alcolumbre, e do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli.

“Foi um encontro positivo. Serviu para mostrar que não há conflito entre os Poderes do ponto de vista institucional”, disse o presidente do Supremo, Dias Toffoli.

Durante a reunião, Bolsonaro destacou a importância de trabalhar junto com o Legislativo e o Judiciário, defendeu as instituições e condenou os ataques sofridos pelo Congresso Nacional e pelo Supremo nas manifestações de domingo (26), promovidas por seus apoiadores.

No encontro, também estavam presentes o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O presidente da Câmara dos Deputados teria sido o mais reticente sobre as propostas do pacto, segundo relatou uma fonte do governo. Maia teria argumentado que concordava com as pautas, mas defendido que elas não fossem tão específicas. Toffoli e Alcolumbre teriam apoiado a minuta sem objeções.

Maia disse que irá levar o texto aos líderes da Câmara e só assinará o documento se a maioria desses parlamentares concordarem com o pacto. “O presidente Toffoli já tinha proposto esse pacto há dois meses. Agora se consolidou o texto, está bem organizado, simples, objetivo. Vou levar aos líderes para que os líderes leiam e deem o ‘de acordo’ para que eu possa, no dia 10, assinar. Mas eu preciso respaldar minha decisão ouvindo os líderes e tendo, pelo menos, a maioria dos líderes para assinar esse documento em nome da Câmara”, declarou Maia.

Sem entrar em detalhes da proposta, Onyx Lorenzoni afirmou que o pacto visa os projetos prioritários para o governo e o crescimento do País. “O Brasil precisa, nós temos reafirmado isso, ter harmonia e entendimento entre todos os Poderes de representação da sociedade brasileira.  Da reunião de hoje se consolida a ideia de que se formalize um pacto de entendimento e algumas metas de interesse da sociedade brasileira a favor da retomada do crescimento”, disse o chefe da Casa Civil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Justiça Eleitoral cancela quase 2 milhões e meio de títulos de eleitores em todo o País. A medida foi tomada por causa da ausência nos três últimos pleitos
Prefeitura do Rio de Janeiro interdita Avenida Niemeyer, após deslizamentos de terra no início deste ano
https://www.osul.com.br/bolsonaro-vai-assinar-um-pacto-de-entendimento-e-metas-com-os-poderes-legislativo-e-judiciario-para-retomar-o-crescimento-do-pais/ Bolsonaro vai assinar um pacto de entendimento e metas com os Poderes Legislativo e Judiciário para retomar o crescimento do País 2019-05-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar