Ícone do site Jornal O Sul

Com esquema reduzido, Porto Alegre mantém vacinação contra gripe e Covid em três locais neste sábado

Serviço também pode ser agendado para o turno da noite. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Neste sábado (4), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre mantém o serviço de vacinação contra gripe e Covid para os públicos aptos.

O serviço será oferecido das 9h às 16h e em esquema reduzido, com interrupção no domingo e retomada do ritmo normal na segunda-feira (6):

– Zona Sul – crianças e adultos. Clínica da Família Álvaro Difini (rua Álvaro Difini nº 520, bairro Restinga);

– Zona Norte – crianças e adultos. Posto de saúde Asa Branca (rua 25 de Outubro nº 318, bairro Sarandi;

– Zona Central – somente adultos. Shopping João Pessoa (avenida João Pessoa nº 1.831, bairro Farroupilha).

O serviço inclui primeira dose de reforço contra Covid para quem já fez 18 anos e completou o esquema primário de imunização. Já a segunda aplicação-extra (também conhecida como “quarta dose”) contempla adultos com baixa imunidade e ou a partir dos 60 anos, desde que a primeira proteção-extra tenha sido ministrada há pelo menos quatro meses.

Imunizantes disponíveis, endereços, horários de funcionamento e telefones de contato dos postos podem ser consultados no site prefeitura.poa.br. O portal também fornece informações sobre as unidades de pronto atendimento (Upas) que prestam atendimento a indivíduos com sintomas de contágio por coronavírus.

O público apto às duas vacinas pode recebê-las na mesma ocasião, sem riscos à saúde, exceto para crianças de 5 a 11 anos, quando deve ser respeitado um intervalo de 15 dias entre cada imunizante. Para quem escolher os dois procedimentos de forma simultânea, é recomendado que as vacinas sejam feitas em braços diferentes.

Exigências

No caso dos adolescentes e adultos, em procedimentos de primeira dose (ou aplicação única, no caso da vacina da Janssen) deve ser apresentada identidade com CPF. Não é necessário o comprovante de residência, bastando uma autodeclaração simples com nome e endereço.

Para pessoas 5 a 11 anos, não é necessária prescrição médica, mas solicita-se o cartão de vacinação contra outras doenças. Além disso, a mãe, pai ou responsável deve acompanhar o procedimento. Caso não seja possível a presença de um adulto, é necessário apresentar autorização por escrito.

Na segunda injeção é obrigatório o cartão de controle fornecido pelo agente de saúde na primeira etapa. Pode se dirigir aos locais indicados quem recebeu Coronavac há pelo menos 28 dias. No caso dos imunizantes Oxford e Pfizer, o intervalo é de oito semanas entre as duas imunizações.

Para o reforço, exige-se a mesma documentação da segunda dose, desde que o cartão de controle mostre que o esquema de imunização esteja completo há pelo menos quatro meses para quem recebeu Coronavac, Oxford e Pfizer ou dois meses para os contemplados com a Janssen (injeção única).

Os imunossuprimidos, por sua vez, devem comprovar a condição de saúde por meio de atestado ou receita médica, além do registro de segunda dose (ou única) há pelo menos 28 dias. No caso da segunda dose-extra, também é necessário ter recebido a anterior em um prazo mínimo de quatro meses, conforme mencionado anteriormente.

Já para a imunização contra a gripe – dose única – contempla crianças de 6 meses a 9 anos, qualquer indivíduo a partir dos 55 anos e ainda gestantes, puérperas, indígenas, caminhoneiros, portuários, militares, presidiários, pessoas com deficiência ou doença crônica e profissionais da saúde, educação e transporte público.

Para a imunização contra a gripe as vovós e vovôs devem apresentar comprovante de idade. Profissionais de saúde, educação e transporte público, bem como militares, precisam de contracheque ou outro documento comprobatório.

No caso das crianças é preciso que mãe, pai ou responsável legal devem apresentar a caderneta de vacinação. Aos indivíduos de grupos prioritários por questões de saúde também é obrigatório exibir atestado, receita médica ou similar.

Sintomas respiratórios

Quem apresentar sintomas respiratórios associados a suspeita ou confirmação de contágio por Covid deve procurar um dos quatro endereços disponibilizados pela prefeitura durante todo o fim de semana. Essas unidades funcionam em tempo integral, sem fechar durante a madrugada. Veja:

– Zona Norte: pronto-atendimento Moacyr Scliar – rua Jerônimo Velmonovitz nº 1, esquina com Assis Brasil (bairro São Sebastião).

– Zona Norte-Leste: pronto-atendimento Bom Jesus – rua Bom Jesus nº 410 (bairro Bom Jesus).

– Zona Leste: pronto-atendimento Lomba do Pinheiro – Estrada João de Oliveira Remião nº 5.120, parada 12 (bairro Lomba do Pinheiro).

– Zona Sul: pronto-atendimento Cruzeiro do Sul – rua Professor Manoel Lobato nº 151 (bairro Santa Tereza)

Sair da versão mobile