Terça-feira, 11 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2016
O INC (Índice Nacional de Confiança) da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) registrou 64 pontos em abril – pior resultado desde que a pesquisa começou a ser feita, em abril de 2005. Em março deste ano, a confiança foi de 73 pontos e, em abril do ano passado, de 103 pontos. Os valores entre 100 e 200 significam otimismo e os abaixo de 100 representam pessimismo.
Segundo a ACSP, no intervalo de apenas um ano, o brasileiro deixou o campo otimista e se tornou profundamente pessimista. A confiança do consumidor paulista também bateu novo recorde de baixa, despencando de 57 pontos em março para 48 pontos em abril. Há um ano, o INC do Estado foi de 89 pontos. Segundo a entidade, por ser mais industrializada, a região é mais sensível aos efeitos da crise econômica.
O INC mede a confiança e a segurança do brasileiro quanto à sua situação financeira ao longo do tempo. Indica a percepção da população sobre a economia e prevê o comportamento do consumidor no mercado.
Em relação às finanças, no mês de abril, 51% dos brasileiros definiram sua situação financeira como ruim e 37% acreditavam que sua situação financeira futura piorará nos próximos seis meses. Em março, essas parcelas eram de 51% e 34%, respectivamente. E, há um ano, eram de 38% e 22%. (AG)