Domingo, 02 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Delações dos marqueteiros do PT revelam os métodos para os pagamentos clandestinos, com negociações dentro de uma sauna e dinheiro de caixa 2 em caixas de sapato e de roupas

Compartilhe esta notícia:

Os relatos sobre pagamentos clandestinos de campanhas fazem parte das delações premiadas de João Santana e Monica Moura. (Foto: Reprodução)

Negociações no esfumaçado de uma sauna, aluguel de um flat só para encontros furtivos com um pagador de propina, dinheiro vivo escondido em caixas de sapatos e roupas. Velhos truques, que caberiam num roteiro de um filme barato sobre antigos escândalos, teriam sido métodos usados para pagamentos de caixa 2 de campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) e do ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido), mesmo quando já estava em andamento o rumoroso processo do mensalão.

Os relatos sobre pagamentos clandestinos de campanhas eleitorais fazem parte das delações premiadas do marqueteiro João Santana e da mulher dele, Monica Moura. A publicitária disse que pagamentos da campanha de Lula à Presidência de 2006 foram feitos em caixas de roupas e sapatos num shopping de São Paulo. Ao todo, ela diz ter recebido R$ 5 milhões escondidos em caixas entregues a ela por Juscelino Dourado, ex-assessor do ex-ministro Antonio Palocci.

“Assim, durante os anos de 2006 e 2007, Monica Moura, viajou constantemente para São Paulo com o intuito de receber dinheiro em espécie. A entrega era feita, usualmente, dentro do shopping Iguatemi, na Loja de chá TeeGschwendner, por Juscelino Dourado, a pedido de Palocci. Dourado entregava sacolas com os valores em dinheiro acondicionados em caixas de roupas, de sapatos etc”, diz um dos depoimentos da empresária.

As tentativas de camuflar o caixa 2 eram antigas e começavam antes mesmo do início das campanhas. Num depoimento também prestado na Procuradoria-Geral da República, João Santana contou que, em 2002, tratou do pagamento de caixa 2 na sauna de Delcídio.

“João Santana discorre sobre reunião que teve com Delcídio, na sauna da residência dele, onde o candidato perguntou se poderia custear os serviços do colaborador mediante pagamentos não oficiais no exterior”, afirma o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes será lançada nesta segunda-feira
O governo venezuelano anunciou a abertura de 300 casas de câmbio
https://www.osul.com.br/delacoes-dos-marqueteiros-pt-revelam-os-metodos-para-os-pagamentos-clandestinos-com-negociacoes-dentro-de-uma-sauna-e-dinheiro-de-caixa-2-em-caixas-de-sapato-e-de-roupas/ Delações dos marqueteiros do PT revelam os métodos para os pagamentos clandestinos, com negociações dentro de uma sauna e dinheiro de caixa 2 em caixas de sapato e de roupas 2017-05-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar