Domingo, 02 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Dólar opera no maior valor em quase dois meses

Compartilhe esta notícia:

Expectativas sobre elevação de juros nos EUA impulsionam alta no dólar. (Crédito: Reprodução)

O dólar operou em seu maior valor em quase dois meses nesta segunda-feira (25), em meio ao clima estremecido no governo após a decisão do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de não participar do anúncio do corte nas despesas públicas na semana passada, despertando o receio de que ele possa deixar a pasta.

Às 12h20 (de Brasília), o dólar à vista, referência no mercado financeiro, tinha valorização de 1,62% sobre o real, cotado em 3,11 reais na venda – por ora, é o maior nível desde o início de abril. Já o dólar comercial, usado no comércio exterior, avançava 0,84%, para 3,12 reais.

Na versão oficial, uma gripe tirou Levy do evento mais importante desde que tomou posse na Esplanada. O ministro afirmou que o bloqueio de gastos anunciados pelo governo foi necessário porque as receitas consideradas no Orçamento aprovado há um mês não estão “nem próximas” da realidade. Ele não mencionou sua ausência na sexta-feira (22).

Segundo operadores, além da questão fiscal no Brasil, também segue pressionando o mercado de câmbio as incertezas sobre o rumo do juro básico nos Estados Unidos.

Embora resultados mistos de indicadores econômicos tenham afastado a hipótese de elevação em junho, a expectativa é que a taxa suba ainda neste ano, o que poderia atrair para a maior economia do mundo recursos atualmente aplicados no Brasil e em outros emergentes.

Isso porque uma alta do juro americano deixaria os títulos do Tesouro dos EUA – que são remunerados por essa taxa e considerados de baixíssimo risco – mais atraentes do que aplicações em mercados emergentes, provocando uma saída de recursos dessas economias. A menor oferta de dólares tenderia a pressionar a cotação da moeda americana para cima.

A Fed Funds Rate (taxa de juro americana) está em seu menor patamar histórico desde 2008, entre 0% e 0,25% – uma medida do Fed (Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos) para tentar amenizar os efeitos negativos da crise financeira. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Uma top model inglesa relata o drama de quase ter sido vendida como escrava sexual
Nota Fiscal Gaúcha realiza o quinto sorteio do ano
https://www.osul.com.br/dolar-opera-no-maior-valor-em-quase-dois-meses/ Dólar opera no maior valor em quase dois meses 2015-05-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar