Domingo, 02 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de abril de 2020
Sem saber quando os jogos voltarão a ser disputados, alguns países já estão decidindo o que será de seus campeonatos e ligas nacionais. Na Bélgica, por exemplo, o Brugge, líder da competição, foi declarado campeão e aguarda apenas a confirmação dos demais clubes para ficar com a taça oficialmente. As principais ligas pelo mundo ainda estão incertas quanto ao futuro. Quando a pandemia do coronavírus acabar, os campeonatos voltarão ou o ideal seria declarar o atual líder como o campeão do ano? O mesmo vale para o futebol brasileiro, que tinha os Estaduais como seus principais torneios no primeiro semestre e um ensaio para o Campeonato Brasileiro.
O Estado faz um levantamento e mostra quem seriam os campeões das principais ligas pelo mundo e no Brasil. Lembrando que nos torneios mata-mata não há como definir um vencedor antecipado e algumas disputas têm times com menos jogos que outros. Outro ponto interessante é que muitos torneios contam com líder e vice-líder próximos no número de pontuação. Alguns títulos poderiam ser decididos em saldo de gols, portanto.
Futebol brasileiro
Gaúcho – Caxias
O time de Caxias do Sul poderia ficar com o título por ter sido o campeão do primeiro turno. Se somar a pontuação de todo o campeonato, o Caxias também leva a melhor. Ele faria 23 pontos, contra 21 do Grêmio e 20 do Inter.
Paulista – Santo André
O time do ABC seria o campeão paulista por ser o que mais pontuou contando todos os grupos. O Ramalhão, como é conhecido, fez 19 pontos, mesma pontuação que o Palmeiras, mas tem maior número de vitórias.
Carioca – Flamengo
O Estadual do Rio teve o Flamengo como campeão da Taça Guanabara, o primeiro turno da competição. A Taça Rio, o segundo turno, tem o Fla liderando um grupo com nove pontos e sete de saldo de gols e o Fluminense na ponta do outro grupo também com nove pontos, mas saldo de dez gols. Apesar da projeção, os clubes já informaram que pretendem voltar a disputar a competição.
Mineiro – América
O América poderia surpreender Atlético e Cruzeiro e ficar com o título. A equipe lidera o Mineiro com 21 pontos, seguido por Tombense (20), Atlético (18), Caldens (17) e Cruzeiro (14).
Paranaense – Coritiba
O campeão paranaense poderia ser o Coritiba. A fase de grupos chegou ao fim com o Coxa liderando a competição com 24 pontos, um a mais do que o Cascavel e dois a mais do que o Athletico. Iria começar as quartas de final, que seriam jogadas em mata-mata.
Pernambucano – Santa Cruz
O Santa ficaria com o título por liderar, com folgas, o Pernambucano. O time da “cobra coral” tem 22 pontos, seis a mais do que o vice-líder Salgueiro. Retrô (12), Náutico (12) e Sport (11) completam os cinco primeiros.
Baiano – Bahia
O Bahia lidera o Estadual com 15 pontos, três a mais que o Jacuipense. Bahia de Feira (11), Vitória (11) e Atlético (11), formam os cinco primeiros colocados.
Goiano – Atlético
O Atlético seria o campeão goiano com 23 pontos em dez jogos. Em seguida aparece Jaraguá (20), Goiás (19) e Goianésia (15).
Copa do Nordeste – Fortaleza
O time de Rogério Ceni é a equipe de melhor campanha na competição, com 14 pontos em sete rodadas. O time cearense lidera o Grupo A, com o Bahia na cola, tendo os mesmos 14 pontos, mas perde no saldo (6 x 5). No Grupo B, o Confiança lidera com 13.
Cearense – a definir
O Campeonato Cearense é um dos estaduais que daria confusão para definir o campeão. O Ferroviário lidera a competição com 13 pontos. O Fortaleza aparece em segundo, com 12, mas tem um jogo a menos, assim como o Ceará, que tem 11 pontos, e o Guarany de Sobral, com 10, que também poderiam chegar na liderança. Ou seja, poderíamos ter quatro campeões diferentes.
Futebol europeu
Espanha – Barcelona
O Barça conquistaria mais uma vez a taça com 58 pontos, dois a mais do que o Real Madrid.
Inglaterra – Liverpool
Liverpool sobrando na tabela com 82 pontos, 25 pontos a mais do que o Manchester City, que ainda tem um jogo a menos, mesmo assim não teria como chegar na ponta.
Itália – Juventus
A equipe de Cristiano Ronaldo lidera com 63 pontos e tem a Lazio na cola, com apenas um ponto atrás.
França – Paris Saint-Germain
O time de Neymar e Mbappé lidera a competição com 68 pontos, oito a mais do que o segundo colocado, Olympique de Marselha, que ainda tem um jogo a mais na tabela.
Alemanha – Bayern de Munique
O Bayern de Munique mantém sua rotina de ficar na frente do Campeonato Alemão. A equipe de Munique soma 55 pontos e na segunda colocação aparece o Borussia Dortmund, com 51.
Holanda – Ajax
O time holandês seria campeão no saldo de gols. Ele tem 56 pontos, mesma pontuação do AZ, mas fica à frente pelo critério de desempate (45 x 37)
Portugal – Porto
Outra liga que tem uma bela disputa pela ponta. Mas o Porto leva a melhor com 60 pontos, contra 59 do Benfica.