Segunda-feira, 01 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de dezembro de 2025
O governador Eduardo Leite admitiu ontem abrir mão da candidatura ao Senado,e permanecer no governo até o final do mandato, se este gesto for necessário para manter atual base de partidos unida em torno da continuidade da atual gestão. Esta continuidade está na pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza. O forte movimento politico foi feito ontem por Eduardo Leite, em almoço com chefe da Casa Civil Artur Lemos, e dirigentes de partidos que integram a base do atual governo. Participaram do encontro os presidentes do Republicanos,o secretário da Habitação, Carlos Gomes, e a deputada Franciane Bayer, do Podemos, Everton Braz, e o secretário de Turismo, deputado Ronaldo Santini. Do União Brasil, deputado Dirceu Franciscon e do PSB ,deputado Elton Weber.
Proposta foi confirmada pelo Chefe da Casa Civil
O Secretário chefe da Casa Civil do governo, Artur Lemos confirmou ontem à noite ao jornalista Flavio Pereira a proposta feita por Eduardo Leite aos dirigentes de quatro partidos aliados – manter-se no governo até o final do mandato – caso a unidade seja mantida em nome da continuidade do atual projeto. PP e PDT, partidos que participam da gestão, mas possuem pré-candidatos ao governo, não participaram da reunião.
Partidos de olho na eleição de deputados
De um modo geral, a preocupação dos partidos que não apresentam candidatos ao Piratini, está focada na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Eleger uma bancada estadual com vários deputados por exemplo, significa poder de barganha com os governos, e a possibilidade de comandar a Assembleia Legislativa.
Na saúde em Canoas, o propósito é resolver um problema de cada vez
Em busca de soluções para os graves problemaa saúde em Canoas, que reproduzem um cenário comum aos demais municípios, o prefeito Airton Souza (PL) lembra que “zerar a fila da mamografia era um compromisso nosso”. O prefeito recorda que “no começo deste ano, conseguimos entregar essa meta: cerca de 3 mil mulheres aguardavam pelo exame e nós zeramos essa espera. E hoje a própria saúde municipal aponta que temos mais oferta do que demanda, garantindo agilidade, prevenção e cuidado para todas que precisam”.
Covatti Filho, cidadão de Porto Alegre
Proposta da Vereadora Mariana Lescano (PP), a Câmara Municipal confere nesta terça-feira ao Deputado Federal Covatti Filho (Progressistas), o título de cidadão de Porto Alegre em sessão solene. Será às 117 horas. “Covatti simboliza a força da direita que trabalha, que defende a família e que honra suas raízes. É uma alegria reconhecer um líder que inspira e entrega tanto”, comenta Mariana.
Congresso pode derrotar indicação de Lula ao STF
A confirmação do advogado-geral da União Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal tem provocado uma guerra de números entre os Senadores que estariam mais inclinados a apoiá-lo ou rejeitá-lo na votação marcada para o próximo dia 10.
Para ser confirmado no Supremo, Messias precisa de pelo menos 41 votos no colégio eleitoral formado por 81 senadores. Aliados do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil/Amapá) projetam que Messias teria hoje apenas entre 28 e 31 votos favoráveis.
Na história da República, apenas o presidente Floriano Peixoto teve indicações rejeitadas pelo Senado — cinco ao todo, todas em 1894, entre elas a do médico Barata Ribeiro, que batiza rua no bairro de Copacabana, no Rio.
Defesa do banqueiro Daniel Vorcaro quer o STF apurando o golpe
A providencial apreensão com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, acusado de aplicar um golpe de CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) podres de cerca de R$ 17 bilhões , de documentos sobre negócio imobiliário com deputado federal do PL, poderá remeter o caso para a competência do Supremo Tribunal Federal. A defesa do banqueiro já pediu que o processo seja enviado ao STF. O deputado federal mencionado, João Carlos Bacelar (PL-BA) disse que enviou documentos a empresário sobre empreendimento em Trancoso e disse que negócio não se concretizou.
Voltar Todas de Flavio Pereira