Ícone do site Jornal O Sul

Galeria Mascate celebra quatro anos com três novas exposições

Mostra "Parcialmente Nublado" abre nesta sexta (11) na Galeria Mascate. (foto: Tiago Coelho e Régis Duarte/divulgação)

Na próxima sexta-feira (11), às 19h, a Galeria Mascate (Laurindo, 332 – Bairro Santana / Porto Alegre) inaugura três novas mostras: “Parcialmente Nublado”, de Tiago Coelho e Régis Duarte, “Retratos de um Cozinheiro”, de Junior Schmitz, e “Nuvem”, de Alexandre Carvalho. O evento marca os quatro anos de inauguração do espaço. As mostras podem ser visitadas até 16 de outubro, de terças a sábados, das 14h às 18h. A entrada é franca.

“Parcialmente Nublado” é o mais recente trabalho de Tiago Coelho e Régis Duarte, que assinam o desenvolvimento de imagens (vídeo e fotografia) no Barraco, espaço de criação localizado em Porto Alegre. Juntos, coordenam a Galeria Mascate e desenvolvem ensaios que dialogam a fotografia documental com a ficção. “Parcialmente Nublado” foi finalista no 6º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografias em Belém do Pará.

Mostra “Retratos de Um Cozinheiro”, de de Junior Schmitz. (foto: divulgação)

Na abertura desta sexta, o cozinheiro Junior Schmitz apresenta “Retratos de um Cozinheiro”, uma série de colagens realizadas em seu último ano enquanto trabalhou como modelo em Nova York. São retratos roubados em preto e branco que recebem inserções de recortes com formas orgânicas e um certo erotismo. A sala preparada para a mostra abrigava um antigo depósito da galeria e agora recebe espaço expositivo nos fundos do prédio.

“Nuvem”, de Alexandre Carvalho. (foto: divulgação)

A monotipia é o conceito básico e parte do processo de criação do artista visual e escritor Alexandre Carvalho na mostra “Nuvem”. Criando manchas na “tela” a partir de suportes variados, que vão desde vidro, acrílico e papel até metal, pedra, borracha e gelatina, Carvalho mistura tintas – as mesmas são colocadas sobre um suporte e em seguida, sobre a “tela”, ou a tela sobre o suporte. Ao repetir o processo diversas vezes e com variados pigmentos, surgem acidentalmente algumas figuras. A partir daí começa uma nova etapa do trabalho, no qual por meio de suas percepções emocionais, reconhece formas, como nos tempos de infância nas descobertas de figuras nas nuvens do céu.

Sair da versão mobile