Domingo, 02 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de abril de 2019
O governo do Rio Grande do Sul e mais 11 estados brasileiros demonstraram apoio às metas do país para enfrentamento das mudanças climáticas. A informação é do Fórum Brasileiro de Mudanças do Clima que teve novo encontro nesta semana, no Rio de Janeiro. Como o governo federal ainda não tem posição firmada sobre o tema, os estados desenvolveram essa movimentação, considerada uma articulação subnacional, que esteve em pauta no Fórum Clima 2019: Riscos atuais e ação dos estados, realizado no Rio de Janeiro
O foco principal do grupo é o apoio ao cumprimento do Acordo de Paris, assinado pelo Brasil, que prevê a redução da emissões de gases de efeito estufa. Outras ações em busca do desenvolvimento sustentável também seriam de interesse dos governadores, como a proteção de florestas e o combate aos lixões. Além do RS. os estados comprometidos com o Fórum foram Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, e São Paulo.
O coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças do Clima, Alfredo Sirkis comemorou o engajamento. “Mais do que nunca, a hora é de nós, líderes climáticos, nos unirmos à sociedade civil para reagir e agir com a mesma intensidade”, declarou.
Acordo de Paris
O acordo estipula que os envolvidos trabalharão para manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais e 1,5°C acima desses níveis. O Brasil entregou sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), que traz as medidas a serem tomadas, em 2015, se comprometendo a chegar em 2025 com níveis de emissão de gases de efeito estufa 37% abaixo do verificado 20 anos antes. Além de garantir também o reflorestamento de 12 milhões de hectares de florestas.