Ícone do site Jornal O Sul

Israel diz que pretende eliminar túneis do Hamas após entrega de reféns

As operações, segundo o ministro da Defesa de Israel, seriam realizadas dentro do "mecanismo internacional (...) sob a supervisão dos EUA".(Foto: Divulgação)

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, disse neste domingo (12) que o exército israelense pretende eliminar todos os túneis do grupo terrorista islâmico Hamas no território palestino após a libertação dos reféns. As informações são do Uol.

“O principal desafio de Israel após a fase de retorno dos reféns será a destruição de todos os túneis terroristas do Hamas em Gaza (…). Ordenei ao Exército que se prepare para esta missão”.

As operações, segundo o ministro da Defesa de Israel, seriam realizadas dentro do “mecanismo internacional (…) sob a supervisão dos EUA”. O Hamas mantém um complexo subterrâneo sob a Faixa de Gaza, usado principalmente por seu braço armado. Israel afirma ter destruído parte da rede de túneis ao longo dos cerca de dois anos de guerra.

Cessar-fogo

Pelo acordo de cessar-fogo anunciado na quinta-feira (9), o Hamas deve entregar os 48 reféns israelenses, vivos ou mortos. Em contrapartida, Israel se compromete a libertar cerca de 2 mil palestinos presos pelo Exército israelense.

No sábado (11), o Hamas confirmou que os reféns serão libertados nesta segunda-feira (13).

Sair da versão mobile