Ícone do site Jornal O Sul

Jair Bolsonaro e Maurício Macri se reuniram hoje em Buenos Aires 

Jair Bolsonaro recebendo o presidente da Argentina, Mauricio Macri, para almoço no Palácio do Itamaraty em janeiro deste ano. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Após desembarcar, nesta quinta-feira (06), em Buenos Aires na Argentina, o presidente Jair Bolsonaro teve seu encontro com o atual presidente do país, Maurício Macri. Além da visita o presidente também pretende se encontrar com empresários argentinos. Bolsonaro fez questão de falar ao povo local sobre as eleições argentinas, que acontecerão no final deste ano.

“Conclamo o povo argentino, que Deus abençoe a todos eles, porque terão pela frente agora no mês de outubro eleições. Todos têm que ter, como, no Brasil, grande parte teve, muita responsabilidade, muita razão e menos emoção para decidir o futuro deste país maravilhoso que é a Argentina” afirmou o presidente brasileiro sem mencionar diretamente Macri.

Esta foi a primeira visita do presidente brasileiro ao país vizinho, desde que assumiu o executivo federal. Após chamar o presidente argentino de “irmão”, Bolsonaro afirmou que os países tinham “praticamente os mesmos ideais”. Segundo o brasileiro, a visita representou o que querem de melhor para seus povos.

“O próprio Brasil esteve muito à beira desse abismo […] Se a corrupção nos leva algo de concreto, as ideologias podem nos levar algo que só se dá valor depois que se perde, que é a nossa liberdade”, disse Bolsonaro se referindo a atual situação da Venezuela.

A corrente de comércio (soma de exportações e importações) entre o Brasil e a Argentina atingiu US$ 26 bilhões, no entanto, apresentou uma queda de 3,9%, em 2018 a Argentina se manteve como o terceiro país com o maior fluxo de comércio com o Brasil, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

 

 

 

 

Sair da versão mobile