Sexta-feira, 14 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de dezembro de 2015
A Justiça decidiu que o espelho da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 deve ser disponibilizado junto às notas individuais de cada candidato, previstas para o início de janeiro de 2016. A decisão, com abrangência nacional, é da 3ª Turma do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). O julgamento foi realizado na quarta-feira.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que ainda não foi notificado, mas recorrerá da decisão. O órgão costuma divulgar o espelho de correção meses após a disponibilização da nota do candidato. Segundo o TRF4, como a nota do Enem pode ser utilizada para participar de diversos programas educacionais, o objetivo é garantir aos candidatos tempo hábil de solicitar a correção de eventual equívoco ou irregularidade.
Processo
Em nota, o Inep afirmou que o espelho da redação do Enem é disponibilizado com “fins pedagógicos” e que o processo de correção é seguro. “O texto é avaliado por dois corretores independentes. Se houver discrepância acima de 100 pontos entre as notas dos dois corretores, a redação é submetida ao crivo de um terceiro corretor. Caso permaneça a diferença, a redação fica a cargo de uma banca de três especialistas”, cita o texto. (AG)