Sábado, 29 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de setembro de 2015
Pelo menos 120 cidades do Rio Grande do Sul suspenderam os desfiles farroupilha em razão da crise financeira e o risco de contágio do mormo, doença que obrigou o sacrifício de um cavalo em Rolante, no Vale do Caí. O levantamento feito pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul registrou o cancelamento do evento em 118 municípios.
Além das cidades contabilizadas, também decidiram não promover o desfile tradicional de 20 de Setembro o Chuí, no extremo Sul do Estado, e Hulha Negra, na Campanha. Esse número representa um percentual de aproximadamente 60% das 196 prefeituras que responderam a pesquisa feita pela federação.
Regiões Afetadas
Entre as regiões mais afetadas está o Noroeste do Estado. De acordo com o presidente da Associação dos Municípios das Missões e prefeito de Giruá, Fabiam Thomas, 90% dos municípios da região não realizaram o tradicional evento devido à falta de recursos.
Houve ainda o cancelamento dos desfiles da Revolução Farroupilha em cidades como Bagé, na Campanha; Gramado e Nova Petrópolis, na Serra; e Capão do Leão, no Sul do Estado.