Terça-feira, 11 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Mais de 140 mil livros vendidos nos primeiros 12 dias de Feira do Livro

Compartilhe esta notícia:

Vendas já somam quase 12% a mais do que no mesmo período do ano passado

Foto: Eduardo Fernandes/CRL

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre já registra 144.956 livros vendidos nos primeiros 12 dias de programação, o que representa um aumento de 11,75% em relação ao mesmo período da edição passada. A terça-feira (11) ensolarada contribuiu para o fluxo intenso na Praça da Alfândega, especialmente de escolas de Porto Alegre e da Região Metropolitana, que prestigiaram sessões de autógrafos, encontros com autores, contação de histórias e circularam pelas bancas ao longo do dia.

“Estamos muito felizes com o movimento da Feira ao longo destes dias. O grande número de escolas que têm passado pela Praça da Alfândega é especialmente significativo: são crianças e jovens tendo contato direto com autores, histórias e livros, muitas vezes pela primeira vez. Esse fluxo renova a energia da Feira e reafirma o papel da leitura na formação de novos leitores e cidadãos”, destaca Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.

Até o próximo domingo (16), a programação segue com atividades gratuitas para todos os públicos. A área infantil e juvenil se destaca com ações lúdicas e educativas. Já o público geral conta com bate-papos, oficinas, programação cultural e diversas sessões de autógrafos.

Encontro das Patronas

Um dos momentos mais marcantes desta terça-feira foi o Sarau das Patronas, que reuniu Martha Medeiros, Cíntia Moscovich, Maria Carpi, Marô Barbieri e Valesca de Assis, com mediação de Paula Taitelbaum. Em clima de celebração literária, o encontro destacou trajetórias, afetos e experiências de quem já ocupou o posto de patrona.

O sarau foi aberto por Maria Carpi (2018), que relembrou as primeiras patronas — Maria Dinorah (1989), Lya Luft (1996) e Patrícia Bins (1998) — e definiu a homenagem como “um encontro com o leitor, que distribui e faz o livro caminhar”.

Para Valesca de Assis (2017), ser escolhida patrona foi como tornar-se verdadeiramente cidadã de Porto Alegre. “É uma glória ser reconhecida dentro de uma comunidade como a Feira”, afirmou.

Marô Barbieri (2019) destacou a surpresa e a alegria de ser homenageada, sentimento reforçado pelo reconhecimento de um trabalho dedicado também à literatura para crianças.

Já Cíntia Moscovich (2016) compartilhou a emoção de representar seus colegas escritores e de viver a literatura como experiência coletiva. Para ela, o papel de patrona reforça o caráter compartilhado da escrita e da leitura: “A literatura pode ser partilhada — e, como patronas, compartilhamos e representamos nossos colegas”, afirmou.

Encerrando a roda, Martha Medeiros, atual patrona, afirmou estar “em estado de graça” ao completar 40 anos de literatura. “É uma sensação de pertencimento, como chegar onde cheguei. Sinto-me anfitriã de uma festa literária, democrática, inclusiva e a céu aberto.”
Entre memórias, curiosidades e afetos, as autoras compartilharam histórias de suas experiências como patronas e realizaram leituras de trechos da obra Poesia Reunida, coletânea de Martha Medeiros publicada originalmente em 1999 pela L&PM Editores. O volume reúne poemas de livros anteriores, como Strip-Tease, Meia-Noite e um Quarto, Persona non Grata e De Cara Lavada, e vem recebendo novas edições ao longo dos anos, incluindo relançamento em formato de bolso em 2025.

O encontro celebrou as patronas Maria Dinorah (1989), Lya Luft (1996), Patrícia Bins (1998), Jane Tutikian (2011), Cíntia Moscovich (2016), Valesca de Assis (2017), Maria Carpi (2018), Marô Barbieri (2019) e a patrona desta edição, Martha Medeiros (2025), reunindo gerações diversas e trajetórias marcantes na história da Feira.

Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre

O evento é realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro e ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 16 de
novembro. A patrona desta edição é a escritora Martha Medeiros. A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre é apresentada pela Petrobras, patrocinadora oficial do Teatro Carlos Urbim, conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e do Grupo Zaffari.

Patrocínio de Gerdau, Ceee Equatorial, Vero, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working, Senado Federal e Sebrae. Parceiros de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia.

Apoio Cultural: Banco dos Livros, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Embaixada da Noruega, NORLA, Instituto Cervantes, Imersiva, Panvel, Versa, Kodex, Master Hotéis, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Assembleia Legislativa do RS, Mastercard, Sesc, Prefeitura de Guaíba. Apoio institucional: Feevale, Summit, Bibliex e Aliança Francesa. Espaço cedido: Clube do Comércio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Porto Alegre sedia primeiro seminário à legítima defesa, à segurança pública e à valorização dos CACs
https://www.osul.com.br/mais-de-140-mil-livros-vendidos-feira-do-livro/ Mais de 140 mil livros vendidos nos primeiros 12 dias de Feira do Livro 2025-11-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar