Domingo, 02 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministra da Agricultura vê grande safra de grãos no Brasil, com produção de até 133 milhões de toneladas em soja

Compartilhe esta notícia:

A ministra agradeceu o trabalho dos produtores, que não pararam suas atividades durante os meses mais agudos da covid. (Foto: ABr)

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, confirmou as expectativas do governo brasileiro sobre uma grande safra de grãos, incluindo soja e milho. Ao discursar durante um evento que marcou o início da colheita na Bahia, ela disse que os produtores rurais do país devem produzir até 133 milhões de toneladas de soja em 2021, enquanto a safra de milho pode potencialmente atingir mais de 103 milhões de toneladas.

“O ouro do agro brasileiro vai ser cada vez mais respeitado, mostrando a qualidade e a sustentabilidade que nossos produtores plantam e colhem a soja para nosso consumidor brasileiro, mas também para muitos países que usam e necessitam cada vez mais do ouro brasileiro”, disse ela, conforme nota produzida por sua assessoria. A soja é a principal cultura do País ao representar cerca de 50% da colheita de grãos no Brasil.

A ministra agradeceu o trabalho dos produtores, que não pararam suas atividades durante os meses mais agudos da covid-19. “Por isso, temos hoje esses números invejáveis da safra de grãos do Brasil”, afirmou.

Queda no café

Nas plantações de Minas Gerais, estado que produz 70% da variedade arábica brasileira, os cafeicultores esperam que as chuvas tardias limitem uma provável queda drástica na produção deste ano do maior produtor e exportador de café do mundo.

Para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira de arábica, variedade que representa cerca de 77% do café produzido no país, deve cair mais de um terço em relação ao ano passado, para entre 30 e 33 milhões de sacas de 60 quilos.

A queda deve-se em parte a um fenômeno natural: o ciclo de bienalidade dessa variedade, cujas plantas alternam um ano de grande floração com boa produtividade e outro de floração com menor rendimento.

A seca e as temperaturas excessivamente altas de setembro a novembro “acentuaram esse cenário”, ao atrasar a floração dos arbustos, provocando a queda das bagas de café em formação, explica Renato García Ribeiro, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea).

Pelos cálculos de Heloisa Melo, da consultoria Agroconsult, as chuvas nos meses de outubro e novembro no sul de Minas Gerais foram duas vezes mais baixas que a média da época.

Essas condições climáticas no sudeste do Brasil podem ser explicadas “por um momento de transição entre um período neutro e a volta do La Niña”, um fenômeno climático que geralmente causa mau tempo, mas também pode causar secas, principalmente no sul, afirma Gil Barabach, Consultor de Safras e Mercado.

“Estávamos em um ciclo de aumento de produção, até em bienalidade negativa, mas o déficit hídrico que passamos vai provocar uma quebra de 39% da safra na região, a um nível parecido com o de 2017 e atrapalhar a qualidade dos grãos”, lamenta José Marcos Magalhães, presidente da Minasul.

Essa cooperativa, a segunda do país, vendeu dois milhões de sacas de arábica no ano passado.

Diante dessas perspectivas sombrias, muitos produtores decidiram adotar o método chamado de “safra zero”, podando todos ou parte de seus arbustos para se preparar melhor para a safra seguinte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Reclamações dos consumidores penalizam empresas que oferecem empréstimos consignados
Bolsonaro agradece aos caminhoneiros e promete anúncio sobre os combustíveis
https://www.osul.com.br/ministra-da-agricultura-ve-grande-safra-de-graos-no-brasil-com-producao-de-ate-133-milhoes-de-toneladas-em-soja/ Ministra da Agricultura vê grande safra de grãos no Brasil, com produção de até 133 milhões de toneladas em soja 2021-02-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar