Sexta-feira, 14 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministro do Supremo vota pela suspensão de concurso da Polícia Federal neste domingo

Compartilhe esta notícia:

Fachin é o relator da ação que questiona a realização da prova mesmo com decretos restringindo a circulação de pessoas.

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Fachin é o relator da ação que questiona a realização da prova mesmo com decretos restringindo a circulação de pessoas. (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin votou pela suspensão do concurso da Polícia Federal que aconteceria neste domingo (23). O magistrado é o relator da ação que questiona a realização da prova mesmo com decretos de municípios e estados restringindo a circulação de pessoas devido à pandemia de Covid-19.

A ação, movida por uma candidata de Pernambuco, argumenta que, apesar dos altíssimos índices de contágios, infecções e mortes pela Covid-19 em todo o País e da edição de alguns decretos locais restritivos, foi determinada a continuidade do certame, com a convocação para a realização das provas. Segundo ela, a determinação afronta as decisões do STF em que foi explicitada a competência dos entes federativos para tomar medidas com o objetivo de conter a pandemia.

O ministro Edson Fachin destacou em seu voto o risco de colapos de sistemas de saúde locais. “A realização de provas implicará o deslocamento e a concentração de concursandos em municípios ou Estados que estão adotando medidas restritivas em atenção às evidências científicas sanitárias, sob o risco de colapso dos seus sistemas de saúde: Fortaleza; João Pessoa; Curitiba; Pernambuco e São Luís.”

E seguiu dizendo que a União precisa observar a ciência e seguir as recomendações das autoridades sanitárias. “Havendo este Supremo Tribunal Federal reconhecido a legitimidade dessas medidas restritivas, desde que amparadas em evidências científicas, não pode a União, sem infirmar ou contrastar essas mesmas evidências, impor a realização das provas e a ofensa aos decretos locais, havendo razões e recomendações das autoridades sanitárias que amparam as restrições locais”, declarou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

União Europeia e China prometem doar vacinas e apoiar países em desenvolvimento
Escolas estaduais farão provas com estudantes para avaliar perdas na educação durante a pandemia
https://www.osul.com.br/ministro-do-supremo-vota-pela-suspensao-de-concurso-da-policia-federal-neste-domingo/ Ministro do Supremo vota pela suspensão de concurso da Polícia Federal neste domingo 2021-05-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar