Terça-feira, 02 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Nova Aliança é eleita a Vinícola do Ano pela Associação Brasileira de Sommeliers – Seção RS

Compartilhe esta notícia:

Reconhecimento coroa um ciclo de transformação da vinícola cooperativa mais antiga do Brasil, marcado por grandes premiações ao redor do mundo

Foto: Divulgação Nova Aliança

A Nova Aliança Vinícola Cooperativa encerra 2025 recebendo o prêmio ‘Vinícola Destaque do Ano 2025’, concedido pela ABS-RS (Associação Brasileira de Sommeliers – Seção Rio Grande do Sul).

A distinção, uma das mais relevantes do setor, sintetiza a virada histórica vivida pela vinícola desde a safra 2023, quando iniciou um amplo processo de reestruturação que reposicionou sua marca, fortaleceu sua governança, atingiu um nível de excelência na qualidade, lançando novos produtos e aumentando sua atuação nos mercados de vinhos finos e espumantes.

O prêmio Vinícola Destaque do Ano 2025 da ABS-RS não apenas fecha o ano com chave de ouro: ele sinaliza que a Nova Aliança entra em uma nova era, na qual o cooperativismo, a qualidade e a inovação caminham juntos.

“Seguimos construindo, safra após safra, os nossos encontros perfeitos – entre a terra, quem cultiva, quem elabora e quem brinda. Este prêmio da ABS-RS não é o fim de um ciclo, mas o início de uma nova Nova Aliança, ainda mais forte, inovadora e fiel à nossa história de superação”, celebra o CEO Heleno Facchin.

Com 96 anos de história e mais de 600 famílias cooperadas, é a vinícola gaúcha presente na maior diversidade de Terroirs do Rio Grande do Sul. A Nova Aliança Vinícola Cooperativa continua em 2025 um ciclo de transformação que passa a ser apresentado a partir do rebranding completo da empresa lançado no ano passado e a criação da unidade de negócios NOVA Vinhos e Espumantes – Vinícola desde 1929, que consolidou suas linhas elaboradas com uvas viníferas e reorganizou o portfólio no modelo “branded house”, alinhando Estilo Diamond e Wave, Santa Colina, Aliança, NOVA e Cerro da Cruz sob um mesmo posicionamento, que combina tradição, qualidade e inovação.

A transformação atua também no redesign das embalagens, mas começa com a visão diferente em várias áreas começando pela Enologia e Agronomia, passando pela controladoria, RH, vendas e marketing com avanços em processos produtivos, administrativos e financeiros e uma comunicação reforçada, que impactou neste período recente milhões de pessoas.

Os resultados desse processo aparecem na taça e no mercado. Houve crescimento aumento de 35% no recall espontâneo da marca entre formadores de opinião e um desempenho expressivo em concursos nacionais e internacionais. O case também levou a cooperativa à final do Top de Marketing ADVB 2025, na categoria Bebidas, reconhecimento que destaca o reposicionamento da Nova Aliança como um dos mais relevantes da vitivinicultura latino-americana.

Reconhecimento global

O prêmio da ABS-RS chega ao final de um ano em que a Nova Aliança novamente celebra conquistas marcantes no campo técnico, com o espumante Santa Colina Prosecco confirmando o título de Melhor Prosecco das Américas, no Decanter World Wine Awards (Londres) e no Vinalies (França); e o NOVA Brut Champenoise conquistando um dos poucos e desejados Grande Ouro no 14º Concurso do Espumante Brasileiro, acompanhado por outras seis medalhas de ouro, incluindo o NOVA 150 Anos – Edizione Speciale, rótulo oficial dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, lançado durante a Expointer em parceria com o Consolato Generale d’Italia di Porto Alegre na reabertura da Câmara de Indústria Comércio Brasil-Itália. Já na principal seleção de uma mesma safra, a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2025, foi reconhecida com o melhor vinho Cabernet Sauvignon do Brasil, onde outras oito amostras ficaram entre os mais destacados da safra, incluindo outros três perfis de Cabernet Sauvignon, três Tannat, um corte Cabernet Sauvignon/Tannat, um Vinho Base Espumante (Chardonnay/Pinot Noir) e um Pinot Grigio. Já no Catad’Or World Wine Awards 2025, no Chile, a NOVA conquistou um quarteto de medalhas de ouro com o Cerro da Cruz Assemblage, Cerro da Cruz Licoroso de Tannat, Santa Colina Moscato Giallo e Aliança Moscatel Branco, comprovando a qualidade transversal da cooperativa em diferentes estilos de vinhos e espumantes.

A diretoria participou como convidada deste evento, que aconteceu concomitante ao XVII Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia, em Santiago, para receber do Embaixador do Brasil no Chile a premiação pelo Aliança Moscatel Rosé eleito Melhor Espumante da América Latina no Catad’Or 2024 reforçando o posicionamento internacional da marca.

“Esses resultados são fruto de um trabalho coletivo que começa no vinhedo e termina na taça. A cada safra buscamos traduzir a expressão dos nossos terroirs e a dedicação dos nossos associados. Ver nosso Cabernet Sauvignon entre os melhores vinhos do Brasil é daquelas conquistas que fazem tudo valer a pena”, destaca André Gasperin, Gerente Técnico e enólogo-chefe.

Um ano com pé na estrada

O ano também foi marcado por uma presença expressiva e intensa da marca nos mercados regionais e nacionais. A Nova Aliança participou de dezenas de ações comerciais, eventos e feiras no Brasil inteiro, destacando a participação na Wine South America, Prowine, Festival dos Altos Montes, Festival do Moscatel, Fenavinho, entre muitos outros, além de press trips na Serra Gaúcha e na Campanha Gaúcha que fortaleceram o relacionamento com jornalistas e influenciadores de vinho, gastronomia e turismo.

A soma desses resultados evidencia a força de um modelo cooperativista que se moderniza sem perder suas raízes. A Nova Aliança Vinícola Cooperativa tem sua sede em Flores da Cunha e nasceu da união de cinco cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha – São Victor, São Pedro, Linha Jacinto, Aliança e Santo Antônio – e hoje mantém uma das maiores e mais modernas unidades de processamento de uva da América Latina, além de vinhedos próprios em Santana do Livramento, onde elabora parte dos vinhos finos e espumantes.

Comprometida com governança, sustentabilidade e impacto social, a cooperativa também amplia projetos ligados à adoção de energia solar, produção orgânica, apoio nas ações dos municípios na qual tem atuação com incentivo ao consumo de suco de uva em escolas.

“Este prêmio é um reconhecimento que nos emociona profundamente porque não fala apenas da Nova Aliança de hoje, mas de tudo o que foi construído em quase um século de cooperativismo. Ele mostra que a escolha pela transformação – feita com coragem, união e muito trabalho – está gerando resultados concretos no campo, na taça e na vida das nossas famílias cooperadas”, afirma Sidimar Fleck, presidente da Nova Aliança Vinícola Cooperativa e também produtor cooperado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Miguel Paludo entra para a história com 10 títulos na Porsche Carrera Cup
https://www.osul.com.br/nova-alianca-e-eleita-a-vinicola-do-ano-pela-associacao-brasileira-de-sommeliers-secao-rs/ Nova Aliança é eleita a Vinícola do Ano pela Associação Brasileira de Sommeliers – Seção RS 2025-12-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar