Terça-feira, 13 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Celebridades O papel do TikTok e da internet no julgamento de Amber Heard e Johnny Depp

Compartilhe esta notícia:

Desde os primeiros dias do julgamento, ficou claro que a internet estava amplamente ao lado de Johnny Depp.

Foto: Reprodução
Desde os primeiros dias do julgamento, ficou claro que a internet estava amplamente ao lado de Johnny Depp. (Foto: Reprodução)

“Não era para ser um vídeo viral. Eu estava de pijama.” Yasmine Bedward, gerente de redes sociais, comenta o momento em que sua opinião sobre a batalha judicial entre Johnny Depp e Amber Heard viralizou.

“Ninguém na minha vida real se importou com minhas ideias sobre esse assunto, então, como fazem os millenials, fui ao TikTok”, disse Bedward, de 30 anos.

Seu vídeo que compara os dois psicólogos que participaram do julgamento que envolve as celebridades já superou 4,3 milhões de visualizações – bem próximo dos índices de audiência do telejornal da noite na rede de televisão americana CBS.

Outra comparação: o número de pessoas que assistem todas as noites aos noticiários da TV nos Estados Unidos é de cerca de 18 milhões. O número de visualizações de vídeos no TikTok com a hashtag #justiceforjohnnydepp é de cerca de 18 bilhões.

O confronto nos tribunais entre as duas estrelas de Hollywood é um lembrete de que o conceito de “mídia de massa” ou de um meio dominado por poucas organizações de notícias está começando a ruir.

Na visão de alguns, isso pode ser profundamente problemático em alguns contextos. Há dois processos em questão – um que é decidido pelo júri do tribunal e outro pelo público.

Desde os primeiros dias do julgamento, ficou claro que a internet estava amplamente ao lado de Johnny Depp e profundamente desconfiada de Amber Heard.

Enquetes online e buscas por comentários nas redes sociais apareciam em direta contradição com o resultado de um julgamento anterior ocorrido no Reino Unido, onde as alegações de que Heard sofreu abuso doméstico foram consideradas “substancialmente verdadeiras”.

A maneira como o caráter da atriz e o seu depoimento foram colocados em dúvida no julgamento dos EUA preocupa ativistas que defendem vítimas de violência doméstica.

A questão agora é: qual será o impacto desse veredicto? Depp salvou sua carreira e reputação, independentemente do que o júri decidiu? Mas há também outra pergunta no “julgamento paralelo do TikTok”: quem está gerando todo esse tráfego online – e qual o efeito disso?

A Cyabra, uma empresa israelense que rastreia a desinformação online, acompanha o caso Depp x Heard há semanas. Ela verifica as contas que estão espalhando memes, vídeos e comentários e tenta avaliar se são contas genuínas.

Os resultados até agora são alarmantes, diz o porta-voz da empresa, Rafi Mendelsohn. “Desde o início do julgamento, estávamos bastante interessados em ver o que as pessoas estão dizendo de verdade e quanto dessa conversa é movimentada por contas falsas.”

“Ficamos surpresos ao notar que quase 11% da discussão online em torno do julgamento foi conduzida por contas falsas, o que é um número muito alto”, afirmou Mendelsohn. “Para se ter uma ideia, em discussões online, vemos em média cerca de 3% a 5% da conversa com participação de contas falsas”, acrescentou.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Celebridades

Preparadora de artistas americana Ivana Chubbuck lamenta que redes sociais estimulem busca por sucesso
Taís Araújo fala sobre descriminalização do aborto: “Questão de saúde pública, mulheres estão morrendo”
https://www.osul.com.br/o-papel-do-tiktok-e-da-internet-no-julgamento-de-amber-heard-e-johnny-depp/ O papel do TikTok e da internet no julgamento de Amber Heard e Johnny Depp 2022-06-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar