Quarta-feira, 12 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O satélite Amazonia 1 manda as primeiras imagens do Brasil visto do espaço

Compartilhe esta notícia:

O Amazonia 1 foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em parceria com a Agência Espacial Brasileira. (Foto: Divulgação)

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou nesta quarta-feira (3) as primeiras imagens feitas pelo satélite Amazonia 1, lançado na madrugada do dia 28 de fevereiro do Centro Espacial Satish Dhawan, na cidade de Sriharikota, na província de Andhra Pradesh, na Índia. O lançamento foi resultado de uma parceria entre o Brasil e a Índia.

O Amazonia 1 foi desenvolvido pelo Inpe em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira) – órgãos ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Lançamento

Em apenas 17 minutos após o lançamento, ocorrido à 1h54min (horário de Brasília) do último dia 28, o satélite Amazonia 1 alcançou o destino a 752 quilômetros de altitude da superfície da Terra. O lançamento ocorreu a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, na Índia, e marcou dois avanços tecnológicos do país: o domínio completo do ciclo de desenvolvimento de um satélite – conhecimento dominado por apenas vinte países no mundo – e a validação de voo da Plataforma Multimissão (PMM), que funciona como um sistema adaptável modular que pode ser configurado de diversas maneiras para cumprir diferentes objetivos. A afirmação foi feita por Mônica Rocha, diretora substituta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O lançamento do satélite foi comemorado na madrugada do último dia 28 por técnicos, engenheiros e demais membros da equipe de desenvolvimento tecnológico do equipamento. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, acompanhou diretamente do centro de controle da missão na Índia, e fez questão de reafirmar a parceria entre os dois países. “Este momento representa o ápice desse esforço [de desenvolvimento do projeto], feito por tantas pessoas. Esse satélite tem uma missão muito importante para o Brasil. Essa parceria [entre Brasil e Índia] vai crescer muito. Portanto, muito obrigado pelo lindo lançamento, lindo foguete e por todo o esforço. As bandeiras [da índia e do Brasil] representam exatamente o que estamos fazendo aqui hoje: uma relação cada vez mais forte”, discursou o ministro para a equipe indiana após o anúncio do sucesso da missão.

“Estou extremamente satisfeito em declarar o sucesso do lançamento preciso do Amazonia 1 hoje. Nesta missão, a Índia e a ISRO [agência espacial indiana] estão extremamente honradas e felizes em lançar o primeiro satélite operado pelo Brasil. Minhas sinceras congratulações ao time brasileiro por essa conquista. O satélite está em órbita, os painéis solares se abriram e está tudo funcionando muito bem”, afirmou o presidente da ISRO, K. Sivan ao final da operação. As informações são da Agência Brasil.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O Superior Tribunal de Justiça confirma prisões preventivas de desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho do Rio
Igreja Católica nos Estados Unidos pede que fiéis não tomem a nova vacina contra o coronavírus da Johnson & Johnson
https://www.osul.com.br/o-satelite-amazonia-1-manda-as-primeiras-imagens-do-brasil-visto-do-espaco/ O satélite Amazonia 1 manda as primeiras imagens do Brasil visto do espaço 2021-03-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar