Em um período de pandemia, é difícil não ser afetado por medo, irritabilidade e falta de motivação que vêm a reboque do coronavírus. Sentir tudo isso é normal, mas também podemos tentar diminuir esses incômodos de forma segura e sem recorrer a remédios. Alguma ajuda, dizem especialistas, pode estar nos óleos essenciais, substâncias voláteis e aromáticas extraídas principalmente de flores e folhas de algumas plantas que, segundo a aromaterapia, têm efeitos sobre nossos sistemas circulatório, endócrino e até mesmo nervoso. “Quando o aroma do óleo essencial entra no nosso nariz, um sinal é emitido para o cérebro, os nervos da região olfativa classificam o cheiro e se conectam diretamente a regiões relacionadas a emoções e sensações. Isso interfere, com frequência, em padrões de estresse e ansiedade”, explica a física e especialista em cosmética natural Carol Cronemberger.
Os estudos em relação a esse detalhado mecanismo ainda estão pipocando no mundo inteiro, mas muitas organizações de saúde já reconhecem o poder da aromaterapia como aliada a tratamentos tradicionais. O próprio Ministério da Saúde do Brasil, em 2018, colocou a aromaterapia na lista de “Práticas Integrativas e Complementares” do SUS.
A seguir, alguns dos mais populares e fáceis de encontrar em lojas virtuais de produtos naturais.
Alecrim
Um dos mais populares da aromaterapia, o alecrim tem propriedades analgésicas e estimulantes, atuando na redução do cansaço físico e mental, na reorganização do foco e na concentração. “No emocional, dá motivação. Se a pessoa está para baixo, ajuda a tirá-la da cama”, diz a especialista em aromas e diretora da World’s Natural Fragrance Cristiane Pagliuchie. No entanto, não é indicado para quem tem doenças cardiovasculares justamente por acelerar o organismo.
Laranja doce
Em períodos de tensão e muita seriedade, a laranja doce chega para tornar as situações um pouco mais leves. “Ela é ótima para levantar o astral, sendo uma boa aliada em horas estressantes”, diz Carol Cronemberguer, que não recomenda aplicar óleos essenciais diretamente na pele. “Principalmente os cítricos, que são fotossensíveis e podem causar manchas. Por isso, opte por usá-los em borrifadores nos ambientes, misturando 80 gotinhas para cada 100ml de álcool 40”, ensina Carol, salientando que essa receita vale para qualquer óleo.
Lavanda
Campeã das campeãs, a lavanda é um dos óleos mais consumidos no mundo justamente por ser um dos mais coringas da natureza: combate estresse, fadiga e insônia de uma só vez. “Ela proporciona relaxamento e tranquilidade. Colocá-la no ambiente ajuda a equilibrar situações de pouca harmonia”, explica Cristiane. Procure por sabonetes e hidratantes que tenham o componente na fórmula. Mesmo não sendo tão concentrados quanto os óleos essenciais, eles podem trazer um pouco do conforto de que tanto precisamos nesse momento.
Sândalo
Originário da Índia e um dos ingredientes preferidos da alta perfumaria, o sândalo também tem propriedades emocionais importantes na aromaterapia. É considerado antidepressivo, bom para insônia e crises de ansiedade. “Por ser calmante, ajuda-nos na conexão com o presente”, observa Carol. A mistura do óleo de sândalo (ou mesmo o de lavanda) com o álcool no borrifador pode ser aplicada no travesseiro para ajudar a estabilizar o sono. Evite pingar gotinhas direto em tecidos para não manchar.
Limão
Um dos mais poderosos adstringentes também é ótimo aliado para colocar a mente nos trilhos se falta concentração e foco. Ainda por cima, recarrega o clima com energia positiva. Mas, assim como a laranja doce, ele pode manchar a pele, então, cuidado. Uma boa opção é pingar cerca de dez gotas em difusores elétricos de ambiente na hora de trabalhar.
