Ícone do site Jornal O Sul

Palmeiras e Flamengo duelam pela glória eterna na Libertadores

Monumental de Lima será palco da decisão que pode consagrar o maior campeão brasileiro da história da competição. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Neste sábado, às 18h (de Brasília), o Estádio Monumental de U, em Lima, será o palco da decisão da Conmebol Libertadores. Palmeiras e Flamengo entram em campo em busca do quarto título da competição, o que colocaria o vencedor como o maior campeão brasileiro da história, superando Santos, São Paulo e Grêmio, que possuem três conquistas cada.

Palmeiras: dono da melhor campanha na fase de grupos, o Verdão eliminou Universitario (Peru), River Plate (Argentina) e LDU (Equador). Na semifinal, protagonizou uma virada histórica: após perder por 3 a 0 em Quito, venceu por 4 a 0 no Allianz Parque. Apesar da força mostrada na Libertadores, o time de Abel Ferreira chega pressionado, sem vitórias nos últimos cinco jogos e vendo o rival deste sábado se aproximar do título brasileiro.

Flamengo: líder isolado do Brasileirão, o Rubro-Negro teve uma trajetória mais sofrida na Libertadores. Classificado em segundo lugar na fase de grupos, superou o Inter nas oitavas, passou pelo Estudiantes nos pênaltis e garantiu vaga na final ao eliminar o Racing com um placar agregado de 1 a 0.

Histórico do confronto

Segundo dados do “oGol”, o duelo entre Palmeiras e Flamengo é marcado pelo equilíbrio:

Resultado Quantidade
Vitórias do Palmeiras 40
Vitórias do Flamengo 39
Empates 34

Nos últimos anos, a rivalidade ganhou ainda mais força, com duelos decisivos em competições nacionais e internacionais. O Verdão venceu a final da Libertadores de 2021, enquanto o Rubro-Negro levou a melhor em confrontos recentes pelo Brasileirão.

Provável escalação

Palmeiras – Técnico: Abel Ferreira: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Allan e Raphael Veiga; Flaco López e Vitor Roque.

Flamengo – Técnico: Filipe Luis: Rossi; Varela, Danilo (ou Léo Ortiz), Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo (ou Everton Cebolinha), Carrascal e Bruno Henrique.

Desfalques

Palmeiras: Weverton (fissura na mão), Lucas Evangelista (cirurgia na coxa) e Paulinho (cirurgia na perna).

Flamengo: Desfalques: Pedro (lesão na coxa) e Plata (suspenso).

Equipe de arbitragem 

Árbitro: Dario Herrera (ARG)

Árbitro assistente 1: Cristian Navarro (ARG)

Árbitro assistente 2: José Miguel Savorani (ARG)

Quarto árbitro: Maximiliano Ramírez (ARG)

VAR: Héctor Paletta (ARG)

AVAR 1: Santiago Fernández (URU)

AVAR 2: Jorge Ignacio Baliño (URU)

AVAR 3: Christian Ferreyra (URU)

Sair da versão mobile