Sábado, 05 de Dezembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Fair

Acontece Evento peiX)aria inicia com Desafio Universitário Gastronômico em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Oficina Alemão/ Criativos Compulsivos (Fotos: Maria_Inês_Möllmann)

A semana de programação voltada à gastronomia do pescado, ressignificando a lembrança e uso do peixe na dieta das famílias começa nesta segunda-feira, com o Desafio Gastronômico Universitário, às 10h, no food-coworking Criativos Compulsivos, apoiador do evento com sua equipe e estrutura, na Av. Guaíba, 4.670, Vila Assunção, Zona Sul da Capital gaúcha. O evento peiX)aria tem apoio institucional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e é uma iniciativa local alinhada à Semana do Pescado nacional.

São sete equipes de alunos das faculdades de gastronomia da UERGS (Encantado), UCS, UNIRITTER, UNISINOS, UCS (Região das Hortências) e IERGS UNIASSELVI que aceitam o desafio de cocriar receitas culinárias com pescado e ingredientes típicos, habituais no Rio Grande do Sul, dessa forma homenageando a cultura/história local. Os professores mentores acompanham os times, cujos pratos serão avaliados por banca de profissionais, gestores e empresários envolvidos com pescado no Estado (ver lista abaixo). O Desafio Gastronômico Universitário é apoiado pelo Japesca.

As receitas selecionadas integram e-book peiX)aria Receitas e Histórias do Sul 2019 a ser lançado na próxima sexta-feira (13/09), além de mais informações sobre pescado e mercado do setor no Rio Grande do Sul. No e-book também há páginas dedicadas ao peiX)aria Gastronomia Experimental, jantar da próxima terça-feira (10/09), que ocorre na Criativos Compulsivos, um menu com  ingredientes regionais.

peiX)aria foi cocriado gestora de projetos Maria Elisabete-Haase Möllmann, pela pela assessora de comunicação Maria Inês Möllmann e pela empreendedora na Sai Dessa – Economia Criativa Luciana Braun Reis.

Banca avaliadora

Fábio A. Lautert, sócio e diretor da Sabores Pescados e Frutos do Mar, de Teutônia

Fernando Gadelha, Fernando Gadelha Gastronomia

Jacqueline Kalkmann, chef de cozinha

Luane Roquete, analista de atendimento Destemperados Grupo RBS

Maria Fernanda Tartoni, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), seccional RS

Rafael Herrmann, diretor de marketing da Temakeria Japesca

Ricardo José Núncio, diretor-executivo do Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca Sustentáveis (Congapes) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Japesca participa da Semana Nacional do Pescado
Federasul abre espaço para o debate sobre O Brasil de Hoje
Deixe seu comentário
Pode te interessar