Domingo, 02 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de outubro de 2025
Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nessa sexta-feira (31), mostra que a maioria da população do município do Rio de Janeiro é favorável à operação policial contra a facção criminosa Comando Vermelho (CV) nas favelas do Complexo da Penha e do Complexo do Alemão, na capital fluminense.
De acordo com o estudo, 69,6% disseram ser a favor da operação Contenção, que deixou 121 mortos, incluindo quatro policiais, na terça-feira (28) – 25,8% declararam ser contra e 4,6% não souberam ou não opinaram.
O Paraná Pesquisas perguntou a percepção dos entrevistados sobre possíveis exageros das forças de segurança na operação no Rio de Janeiro: 60,1% responderam que não houve excessos e 29,4% afirmaram que os policiais exageraram. Do total, 7% responderam que houve “alguns excessos”. Não souberam ou não opinaram somaram 3,25%.
Em relação aos efeitos para contribuir para a redução da criminalidade ou da violência, 53,1% disseram que operações desse tipo ajudam a reduzir a criminalidade. Do outro lado, 41,6% responderam que elas agravam a violência. O restante (5,3%) não soube responder ou não opinou.
Nesse contexto, o Paraná Pesquisas perguntou se as forças de segurança deveriam fazer mais operações no Rio de Janeiro como a da última terça-feira. São favoráveis 67,9% dos entrevistados e 26,6% são contrários — não souberam ou não opinaram 5,5%.
Metodologia
800 pessoas foram entrevistadas pelo Paraná Pesquisas no município do Rio de Janeiro em 30 de outubro de 2025. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 3,5 pontos percentuais.
Outra pesquisa
Já uma pesquisa da AtlasIntel revela que a megaoperação policial realizada no Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, é apoiada pela maioria da população brasileira. De acordo com a sondagem, 55,2% aprovam a ação das forças de segurança, ao passo que 42,3% desaprovam. Entre os habitantes da capital fluminense, os números são ainda mais consistentes: 62,2% a 34,2%.
Nada menos do que 55,9% dos entrevistados são favoráveis a mais operações do tipo. Entre os cariocas, a cifra sobe para 62%. Já 64,6% defendem o envio de veículos blindados por meio de uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem), iniciativa que teria de partir do Governo Federal, por envolver a participação das Forças Armadas.
Foram ouvidas 1.089 pessoas, por meio de formulário online, entre os dias 29 e 30 de outubro de 2025. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. No Rio, a amostra foi de 1.527 respondentes. As informações são da Gazeta do Povo e da revista Veja.