Ícone do site Jornal O Sul

Polícia Civil indiciará dez pessoas envolvidas na ocupação do prédio da Secretaria Estadual da Fazenda

Quarenta e três pessoas foram detidas durante a desocupação da Secretaria Estadual da Fazenda. Destas, dez adultos foram levados para presídios. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)

A PC (Polícia Civil) indiciará dez pessoas que participaram do movimento de estudantes na ocupação da Secretaria da Fazenda, no Centro de Porto Alegre. A informação é da delegada da 3ª Delegacia de Pronto Atendimento da Capital,  Andrea Nicotti. Segundo ela, 41 pessoas foram detidas – entre elas os dez adultos. Todos (incluindo os menores) responderão por dano qualificado ao patrimônio público, associação criminosa, usurpação, crime contra a organização do trabalho e resistência. Contra os adultos ainda pesa o crime de corrupção de menores.

Estudantes invadiram o local na manhã desta quarta-feira. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)

Um jornalista que fazia cobertura do fato também foi detido durante a desocupação do local e deverá responder pelos mesmos crimes, afirmou a delegada. “Segundo relatos da BM ele participou do ato e, como eles [os adultos presos] declararam que só se manifestarão em juízo, serão encaminhados a presídios. São três mulheres e sete homens”, acrescentou a delegada.

A BM (Brigada Militar) usou bombas de efeito moral na ação contra os estudantes que protestavam contra o governo gaúcho.

Por volta das 11h, o clima ficou tenso no prédio, já que a Brigada chegou ao local para realizar a reintegração de posse. Sob gritos de manifestantes, os estudantes começaram a deixar o local.

Segundo a BM houve danos ao patrimônio. A perícia no local confirmou depredações. Computadores, mesas e cadeiras foram danificados pelos invasores.

Sindicato

O Sindjor (Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul) informou, por meio de nota, que repudia a prisão do jornalista durante o exercício do seu trabalho.

Sair da versão mobile