Domingo, 02 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Porto Alegre ganha novo site sobre o monitoramento do mosquito Aedes aegypti

Compartilhe esta notícia:

O Mapa do Aedes traz o resultado em tempo real das vistorias semanais das armadilhas que atraem o mosquito vetor da dengue

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Rio Grande do Sul 873 casos autóctones da doença. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Entrou no ar, nesta quinta-feira (17), um novo site com informações sobre o monitoramento do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya, em Porto Alegre. O site está dividido em cinco menus: vigilância do mosquito, dados e mapas, profissional da saúde, cidadão e divulgação.

Na capa, o internauta tem acesso direto aos mapas da infestação vetorial (da semana e das quatro últimas semanas) e notícias. Além disso, na parte superior da capa está o Mapa do Aedes, que traz o resultado em tempo real das vistorias semanais das armadilhas que atraem o mosquito vetor da dengue.

Todos os mosquitos recolhidos das armadilhas são identificados e enviados ao laboratório para análise de positividade viral por meio de técnicas específicas. O MI Aedes (Monitoramento Integrado do Aedes) é feito pela prefeitura desde 2012.

Em fevereiro de 2015, foi lançado o site Onde Está o Aedes?, primeira publicação exclusiva da prefeitura para reunir as informações referentes ao vetor e às doenças transmitidas por ele.

Atualmente, o MI Aedes é composto por 910 armadilhas, instaladas em 45 bairros da cidade. Os locais foram definidos a partir de uma matriz de vulnerabilidade do Ministério da Saúde. A intenção é, gradualmente, ampliar essa a área de cobertura pelas armadilhas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

“Deus, pátria, família e liberdade”, diz Bolsonaro ao destacar afinidades com o primeiro-ministro da Hungria
Mais nove linhas de ônibus começam a circular sem cobrador em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/porto-alegre-ganha-novo-site-sobre-o-monitoramento-do-mosquito-aedes-aegypti/ Porto Alegre ganha novo site sobre o monitoramento do mosquito Aedes aegypti 2022-02-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar