Quinta-feira, 26 de maio de 2022

Porto Alegre
Porto Alegre
18°
Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Porto Alegre inicia projeto pioneiro de descarte de bituca no País

Compartilhe esta notícia:

O descarte inadequado de bitucas pode gerar multa de 297,35 reais. (Foto: Reprodução)

Porto Alegre deu início nesta quinta-feira (23) ao projeto Poa Sem Bituca, pioneiro em descarte adequado de bitucas de cigarro no País. A iniciativa é fruto de um convênio entre o  DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) e a empresa Eco Prática.

A companhia vai  instalar bituqueiras em lixeiras tipo bolinha. As bitucas coletadas serão encaminhadas para empresa de coprocessamento e aproveitadas na geração de energia na produção de cimento.

O diretor-geral do DMLU, André Carús, lembrou que Porto Alegre tem 250 mil usuários de tabaco e é a capital com o maior número de fumantes no País. Destacou ainda que a estimativa do Ministério da Saúde é que cada fumante produza, em média, 20 bitucas por dia.

“Temos a geração de cerca de cinco milhões de pontas de cigarro diariamente na Capital e boa parte deste resíduo acaba sendo jogado de forma irresponsável nas ruas, praças, parques e canteiros. Este, além de ser um resíduo tóxico, é de difícil catação por parte dos garis. Esta iniciativa é mais uma forma de sensibilizarmos a população para o descarte adequado dos resíduos”, afirmou.

Carús lembrou ainda que, conforme o novo Código Municipal de Limpeza Urbana, o descarte inadequado de bitucas pode gerar multa de  297,35 reais.

O diretor-presidente da Eco Prática, Flávio Costa Leites, destacou que, com o apoio do poder público, a nova etapa de implantação do projeto é a busca por parceiros comerciais e financiadores da iniciativa. “Nossa meta é ter pelo menos quatro mil bituqueiras implantadas na cidade em um ano, a contar de hoje. Mas queremos chegar a dez mil bituqueiras em pouco tempo. Para isso, vamos buscar novas parcerias, a fim de implantar coletores em frente de bares, restaurantes, casas noturnas e locais de concentração de fumantes”, explicou.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Dólar sobe e se aproxima de 3,30 reais, de olho em ajuste fiscal
Financial Times Group é vendido para grupo japonês Nikkei por 4,32 bilhões de reais
Deixe seu comentário
Pode te interessar