Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre suspende o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino

Nas instituições de ensino, a principal mudança se refere aos surtos. (Foto: Agência Brasil)

Diante da classificação em bandeira preta para a região de Porto Alegre, confirmada pelo Governo do Estado, o prefeito Sebastião Melo anunciou no início da noite da última sexta-feira (19) o cancelamento da retomada das aulas presenciais na rede pública municipal de ensino, prevista para esta segunda-feira (22). As providências foram alinhadas em reunião com os secretários do governo no Paço Municipal.

Conforme o prefeito, a prefeitura vai acatar a definição estadual da bandeira preta, que vale a partir desta terça-feira (23). Até segunda-feira, vigora o respeito à bandeira laranja.

“A prefeitura tem feito a sua parte no combate à pandemia e no respeito aos protocolos, sempre em alinhamento e parceria com o governo estadual. Estamos abrindo leitos e seguiremos fiscalizando e orientando a população no combate às aglomerações clandestinas, que têm sido uma dificuldade série no estado, especialmente no litoral, o que impacta diretamente o sistema de saúde da Capital”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Na segunda-feira, a cogestão com as cidades da Região Metropolitana, que permite cumprir as regras da bandeira inferior à classificação, deverá ser avaliada em diálogo com o governo do estado e demais municípios.

Leitos

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, informou as medidas emergenciais para abertura de leitos na rede pública da Capital. Já a partir deste sábado, 20, estarão disponíveis 70 leitos clínicos contratualizados junto ao Hospital Porto Alegre, além de 10 de UTI disponíveis.

A secretaria também trabalha para contratualizar leitos junto ao hospital Beneficência Portuguesa, a partir de segunda (10 UTI e 62 clínicos). “Além destes, os grandes hospitais, como Conceição, Clínicas e Santa Casa, também abriram leitos extras de UTI e clínicos”, completou Sparta.

Eventos

A primeira edição do Prefeitura no Bairro, inicialmente marcado para esse sábado (20), na Vila dos Sargentos, foi adiada e será anunciada nova data assim que houver segurança sanitária para realização do evento.

Sair da versão mobile