Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020

Porto Alegre

Notícias Prefeitura lança a UnA: Universidade Aberta de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Aula inaugural será no dia 17 de maio, na Casa dos Conselhos. (Foto: Reprodução)

Com o lançamento da Universidade Aberta de Porto Alegre, nesta segunda-feira (15), a cidade passa a contar com um novo projeto que reúne debate de ideias, empreendedorismo e formação profissional e cultural para o grande público. Coordenado pelas secretarias de Cultura, Educação e Desenvolvimento Econômico, a UnA funcionará como um verdadeiro think tank destinado a melhorar a qualidade do debate público, fomentando discussões que tenham impacto na vida das pessoas. Não por acaso, seu slogan diz que “ideias têm consequências”.  O lançamento ocorreu no início da tarde de hoje, no Restaurante Bah, no Barra ShoppingSul, com a presença do prefeito da Capital, Nelson Marchezan, e dos secretaria de Cultura, Luciano Alabarse, do Desenvolvimento, Ricardo Gomes, e parceiros do projeto.

Segundo o professor da UFRGS Sergius Gonzaga, da Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria de Cultura, “a discussão aberta, franca e abrangente de temas contemporâneos e decisivos para a realidade do país e do mundo será uma ferramenta extremamente importante, pois permitirá uma virada de mentalidade: romper com a estreiteza ideológica que tomou conta do debate público e tentar enxergar com clareza e profundidade os desafios do nosso tempo”.

Sergius Gonzaga no almoço de lançamento do projeto. (Foto: Cesar Lopes/ PMPA)

A aula inaugural será no dia 17 de maio, com o tema “O que é uma sociedade justa? Liberdade vs. Igualdade no debate contemporâneo”, na Casa dos Conselhos (av. João Pessoa,1.110), com o professor do IBMEC Diogo Costa, mestre pela Columbia University e doutorando pelo King’s College London, e o professor da UFRGS Nelson Boeira, doutor pela Yale University, ex-Secretário da Cultura do Estado e ex-reitor da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul).

Segundo o secretário-adjunto da Cultura, Eduardo Wolf, um dos idealizadores da proposta, a série Provocações Contemporâneas é um excelente modo de envolver as pessoas neste debate de ideias, mostrando como somos todos afetados. “Seja para discutir temas específicos como a reforma política ou a situação econômica do país, seja para abordar temas mais conceituais, como a discussão sobre a sociedade justa, o fato é que o modo como pensamos sobre essas ideias sempre tem consequências para nossa vida em sociedade: tamanho do Estado, impostos, nossas leis, nossas noções de certo e errado”, afirma Wolf.

Além do debate de ideias, a Universidade Aberta de Porto Alegre contará com uma forte ênfase nas pautas de empreendedorismo. Outro objetivo central para o projeto da UnA é a atenção dada à formação continuada e à qualificação dos professores da rede municipal.

“Espero que esse venha a ser mais do que um programa de ações, mas que se institucionalize como um programa contínuo, de capacitação técnica, pessoal e profissional. Que seja um debate de idéias condizente com o perfil da cidade empreendedora que é Porto Alegre. Nossa Capital já teve alto índice educacional e ainda é vista como uma referência, e por isso tenho confiança que voltaremos a alcançar  patamares mais altos. E Universidade Aberta terá papel importante neste sentido, permitindo e estimulando, também, a capacitação continua dos nossos professores” ressaltou Wolf, durante o lançamento.

Após a aula inaugural, explicou Sérgius Gonzaga, serão realizadas atividades permanentes, durante quatro semanas, sempre com profissionais de referência em suas áreas.

“Começarem com algo que valoriza a gramática, em curso com o maior especialista em lingüista que temos hoje, o professor Cláudio Moreno, falando sobre pontuação e, mais do que isso, sobre a importância de mantermos os valores da língua portuguesa e seus elementos de correção” antecipou o coordenador do Livro e Literatura da Secretaria de Cultura.

Saiba mais

A Universidade Aberta de Porto Alegre está alinhada com modelos internacionais de universidades livres, como a Universidade Aberta de Paris, e a centros de pesquisa, formação e advocacy comuns no mundo anglo-saxão. Além de desenvolver suas atividades, firmará convênios e acordos de cooperação com outras instituições acadêmicas e instituições nacionais e latino-americanas que contribuem para o debate público.

Sua missão é contribuir para o debate qualificado de ideias, para a difusão dos valores do pluralismo, da liberdade e do empreendedorismo em todas as esferas da vida pública.

Serviço – Aula Inaugural: 17 de maio (entrada franca)
Ciclo de palestras Agenda Contemporânea

“O que é uma sociedade justa? O debate sobre igualdade versus liberdade”
Hora: 19h30 min
Local: Casa dos Conselhos ( Av. João Pessoa,1.110)
Palestrantes:  Prof. Diogo Costa, mestre pela Columbia University e doutorando pelo King’s College London, e Prof. Nelson Boeira, doutor pela Yale University e Ex-Secretário da Cultura do Estado e ex-reitor da UERGS
Capacidade: 70 pessoas, com certificação
Informações: universidadeaberta.poa@gmail.com

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Microsoft critica governos e compara o ciberataque ao roubo de uma bomba
Casamento gay no Brasil completa quatro anos de regulamentação
Deixe seu comentário
Pode te interessar