Sexta-feira, 28 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de novembro de 2025
O Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Grande do Sul bateu o martelo e encerrou o impasse que paralisava a formação da sua chapa majoritária para 2026. Em reunião da cúpula realizada no final da tarde desta sexta-feira, 28 de novembro, o deputado federal Paulo Pimenta foi escolhido para ser o pré-candidato do partido ao Senado Federal.
Pimenta será apresentado formalmente no encontro que o partido realizará no próximo domingo (30).
A decisão foi o desfecho de meses de articulações e especulações, especialmente após o senador Paulo Paim — detentor de três mandatos e figura histórica da sigla — anunciar, finalmente, que não disputará a reeleição por motivos de saúde.
A definição do nome era considerada urgente. Lideranças petistas reconheciam que a demora estava prejudicando a pré-campanha do pré-candidato ao Governo, Edegar Pretto (atual presidente da Conab), e dificultando a consolidação das alianças necessárias para a composição das chapas proporcionais.
Com Pimenta confirmado para a vaga do Senado, o PT consolida o núcleo de sua chapa e avança na aliança com outras forças de esquerda:
Candidato ao Governo: Edegar Pretto (PT).
Candidato ao Senado (1ª vaga): Paulo Pimenta (PT).
Candidato ao Senado (2ª vaga): A vaga está reservada para a ex-deputada Manuela D’Ávila, que deve se filiar ao PSOL para disputar dentro da aliança entre as federações PT/PCdoB/PV e PSOL/Rede.
A próxima etapa de discussão interna é a definição do nome para a vice-governadoria na chapa de Edegar Pretto, ponto que agora deve ganhar mais foco dentro da articulação.