Ícone do site Jornal O Sul

Quase 70% dos brasileiros aprovam a megaoperação policial que deixou 121 mortos no Rio

Entre os mortos na megaoperação, há quatro policiais. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (12) aponta que 67% dos brasileiros aprovam a megaoperação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, no final de outubro. Outros 25% dos entrevistados desaprovam.

Quatro por cento responderam que nem aprovam nem desaprovam e outros 4% não sabem ou não responderam.

A ação das polícias Civil e Militar terminou com 121 mortos, incluindo quatro policiais. A megaoperação foi a mais letal da história do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a pesquisa, 97% dos brasileiros ficaram sabendo da ação.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 6 e 9 de novembro com 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em diversos municípios do País. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa nacional perguntou também a opinião dos brasileiros sobre a força empregada pelos policiais na megaoperação. Para 67%, as polícias Civil e Militar não exageraram. Outros 29% responderam que as forças policiais cometeram excessos. Não souberam ou não responderam 4% dos entrevistados.

Ainda de acordo com o levantamento, 55% dos brasileiros responderam que não gostariam que uma operação igual acontecesse em seu Estado. Outros 42% responderam que sim, e 3% não souberam ou não responderam.

Sair da versão mobile