Terça-feira, 13 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 1 de julho de 2021
Termo de adoção foi entregue ao consórcio vencedor do chamamento público nesta quinta-feira
Foto: Mateus Raugust/PMPAO prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, entregou nesta quinta-feira (1º) o termo de adoção do Muro da Mauá (Centro Histórico) ao consórcio Sinergy/HMídia, vencedor do chamamento público realizado em abril pelo Executivo municipal. As intervenções no espaço devem começar no último trimestre deste ano e ser concluídas até 26 de março de 2022, aniversário de 250 anos da cidade.
Os adotantes deverão revitalizar e fazer a manutenção, por dois anos, de 750 metros do trecho entre a Secretaria Estadual da Fazenda e a cerca divisória na curva da avenida Mauá antes da Usina do Gasômetro, em frente à rua General Portinho, bem como cinco canteiros próximos à parada de ônibus.
O projeto apresentado pelo consórcio prevê a divisão do muro em sessões, valorizando os 250 anos de Porto Alegre e o pôr do sol, por meio da criação da Hora do Pôr do Sol. “Vamos fazer do Muro da Mauá o muro mais lindo do Brasil e do mundo. Esta parceria mostra o quanto Porto Alegre está olhando para frente com criatividade e cabeça aberta”, diz o diretor da Sinergy, Eduardo Ferreira.
Estão previstas sessões com grandes personalidades, música, escritores, esporte, entre outros, além de um espaço com cascata de água, espaços para interatividade com QR codes, que trazem as informações sobre cada imagem mostrada e um jardim vertical. O projeto prevê abrigos de ônibus mais modernos e iluminação cênica.
Dos 750 metros, o adotante poderá utilizar 15% da área para identificação da sua marca. Também será permitido o uso da frase “Uma empresa parceira de Porto Alegre” no local. O parceiro adotante poderá, inclusive, utilizar em suas peças publicitárias a frase acompanhada do brasão oficial do município.
Manifestações
A solenidade foi realizada no Cais Embarcadero. “Além de sermos parceiros do empreendedor, nosso governo está trabalhando para devolver o Guaíba aos porto-alegrenses”, frisou Melo, acompanhado de seu vice, Ricardo Gomes. “A revitalização representa um pedaço dos nossos esforços para revitalização do Centro Histórico. O Embarcadero já é uma amostra.”
“Essa é mais uma das parcerias que estamos buscando para a nossa Porto Alegre. Queremos que cada vez mais parceiros se unam ao poder público nessa corrente para qualificar os espaços públicos e termos uma cidade mais agradável”, salientou a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.
“O Guaíba e o cais representam uma unidade. Bem trabalhada, essa região pode representar o início de um processo de transformação urbana que impactará não só a cidade, mas todo o Estado”, acrescentou o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.
(Marcello Campos)