Ícone do site Jornal O Sul

Salva-vidas da Operação Golfinho testam quadriciclo para serviços de socorro

Equipamento está sendo usado pela primeira vez no RS com esta finalidade. (Foto: BM/Divulgação)

Os salva-vidas da 46ª Operação Golfinho estão utilizando, em fase de testes, um quadriciclo Polaris 4×4 para reforçar as ações de prevenção e salvamento no litoral do Rio Grande do Sul. No sábado, o equipamento foi para a praia de Torres, para ficar até esse domingo.

O veículo, adequado para atividades à beira-mar, propicia rápida intervenção das equipes de salva-vidas, auxiliando no pronto atendimento a vítimas de afogamento. Nesta segunda-feira, o aparelho será levado para Tramandaí, onde permanecerá em teste até o Ano-Novo.

“Após essa fase de testes, será avaliada a servibilidade do quadriciclo para apoio às atividades de salvamento aquático e a viabilidade de aquisição do equipamento pelo comando”, diz o major Julimar Fortes Pinheiro, da Operação Golfinho. Para o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros do RS, tenente-coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, trata-se de um processo estratégico. “São equipamentos modernos, que configuram um diferencial na pronta resposta dada pelos salva-vidas. A possibilidade de testá-los é fundamental para que possamos avaliar o desempenho desses veículos no nosso litoral.” O quadriciclo já é utilizado em outros Estados. No RS, está sendo empregado pela primeira vez para prestação de socorro. (Sabrina Ribas/BM e Claiton Silva/SSP)

Sair da versão mobile