Ícone do site Jornal O Sul

Sebrae RS apresenta segunda edição do Guia Sabores Únicos do Rio Grande do Sul

De vinhos e azeites a mel e charcutaria, os mais variados paladares estão contemplados na segunda edição do Guia Sabores Únicos do RS. Lançada nessa segunda-feira (1º), em evento no Pontal Shopping em Porto Alegre, a publicação destaca o melhor da produção de pequenas agroindústrias. No total, são 50 produtos que estampam as páginas do Guia, escolhidos a partir de uma curadoria que envolveu 176 empresas inscritas.

Um dos selecionados é o suco de butiá gaseificado, da Casa Baggio, empresa de Dois Lajeados, na região do Vale do Taquari. Há 16 anos, o empreendedor Fabio Baggio começou com vinhos e tem se especializado em sucos integrais. No ano passado, teve a ideia de levar a bebida da garrafa de vidro para a lata, numa versão com gás. De lá para cá, o produto tem sido um sucesso, que culminou com a inclusão no Guia Sabores Únicos do RS. “Tentamos priorizar as nossas frutas daqui do Estado, como é o caso do butiá, cujo suco está na publicação. Mas temos ainda de bergamota, uva, limão e outras frutas. Pensamos muito naquelas pessoas que não querem mais consumir refrigerante. Assim, oferecemos uma opção mais saudável pra esse público”, conta.

“Queremos dar visibilidade à força criativa e empreendedora das pequenas agroindústrias do Rio Grande do Sul, mostrando que nossos produtos têm qualidade, identidade e potencial para competir em mercados mais amplos”, completa Roger Klafke, especialista em Competitividade do Sebrae RS.

Para identificar os diferenciais das empresas, o Sebrae RS aplicou o modelo VRIO (de Jay Barney), que avalia se um negócio possui recursos Valiosos, Raros, Difíceis de Imitar e Organizados para explorar esses atributos, fatores que indicam uma vantagem competitiva sustentável. Além dessa metodologia, também foram considerados critérios como Regionalidade, Entusiasmo, Diferenciação, Maturidade Digital e Organização.

“Foi um verdadeiro garimpo de talentos e sabores. O resultado é um retrato fiel da riqueza e da autenticidade da produção artesanal gaúcha”, afirma Klafke.

Negócios, experiências e origens marcam o evento

Com mais de 300 pessoas presentes, o evento reuniu produtores, chefs, varejistas, influenciadores e representantes do setor gastronômico em um encontro inspirador que também gerou novas conexões de negócios. A novidade deste ano foi um app através do qual compradores interessados podiam avaliar os produtos enquanto passavam entre os estandes. A programação contou ainda com um pitch das dez empresas mais bem avaliadas pelo Guia e um painel com o chef empreendedor Marcos Livi.

O Guia Sabores Únicos do RS tem o propósito de valorizar produtos de origem, fortalecer a competitividade das agroindústrias e ampliar a presença dos alimentos gaúchos nas gôndolas e cardápios de todo o estado. O projeto também busca validar os principais desafios do setor, criar um banco de referência de produtos de valor agregado e estimular parcerias entre o campo, o varejo e a gastronomia.

Desde 2023, o Sebrae RS vem fortalecendo a sua atuação no segmento de alimentos e bebidas de origem, em sintonia com iniciativas nacionais como Chefs de Origem e Brasil à Mesa, que incentivam a valorização da produção local e a conexão com o setor de serviços e hospitalidade.

“O Guia Sabores Únicos do RS é mais do que uma publicação, é um movimento de valorização da nossa identidade produtiva e cultural, que conecta quem produz, transforma e consome com propósito e qualidade”, reforça Klafke.

Acesse o link e conheça os 50 produtos: https://bit.ly/guiasaboresunicosrs

Sair da versão mobile