Quarta-feira, 12 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de novembro de 2025
Durante cerimônia marcada para a manhã de 25 de novembro (terça-feira), o governo do Rio Grande do Sul e entidades de classe farão uma homenagem a dez servidores da segurança pública estadual que sofrem de algum tipo de deficiência adquirida durante o exercício de suas funções. Na lista estão policiais e outros trabalhadores do setor que sobreviveram com sequelas a tiroteios ou acidentes com viaturas, por exemplo.
O evento – intitulado “Além da Farda” – tem como alvo profissionais indicados pela Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Eles receberão placas condecorativas e outras honrarias, das 9h às 11h, no Salão Nobre da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) – rua Manoelito de Ornellas nº 55, bairro Praia de Belas, em Porto Alegre.
“A cerimônia celebrará a coragem, o comprometimento e a superação desses profissionais, simbolizando também o compromisso com a inclusão, a valorização e o respeito aos servidores com deficiência”, ressalta a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS), em texto publicado no site oficial estado.rs.gov.br. “Além disso, o evento contará com palestras e debates sobre políticas públicas inclusivas.”
Na lista de parceiros da iniciativa estão a OAB-RS e a Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiências, do Estado do Rio Grande do Sul (Asasepode). Como apoiadora consta a empresa Coloplast, fornecedora de materiais aos acidentados da BM. Presidente da Asasepode, a tenente Jane Melo Soares ressalta:
“A associação está aqui para servir, para dar suporte. Implementamos serviços como fisioterapia, psicologia e assistência jurídica para os servidores acidentados e suas famílias. É preciso que os servidores saibam que temos esses serviços à disposição. O evento vem para dar visibilidade para estas novas possibilidades implementadas e para dar ênfase a esses profissionais que deram tanto de si em serviço”.
Bombeiro-mirim
Nos dias 7 e 8 de novembro, o Corpo de Bombeiros Militar realizou cinco formaturas do projeto “Bombeiro Mirim” em diferentes cidades gaúchas. As cerimônias diplomaram 32 menores de idade que completaram o curso em Bento Gonçalves e outras 21 em Farroupilha (ambas na Serra), bem como 29 em Vacaria (Região Nordeste do Estado).
Os participantes são crianças e adolescentes com idades de 10 a 12 anos, todos matriculados na 5ª série do Ensino Fundamental. De abril a outubro, em sistema de contraturno escolar, eles receberam orientações sobre prevenção de acidentes, primeiros-socorros e combate a incêndios, além de aulas e oficinas de saúde, defesa civil e educação ambiental, financeira e para o trânsito, além de noções de cidadania.
De acordo com a corporação, o projeto faz parte do Plano de Responsabilidade Social do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. O foco é a formação de jovens mais conscientes e preparados para agir em situações de risco.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul