Domingo, 02 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de março de 2021
A partir de segunda-feira (29), ampliação da faixa etária será diária.
Foto: DivulgaçãoDando prosseguimento à ofensiva contra o coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começa neste sábado (27) a vacinar os idosos de 70 anos. As doses estarão disponíveis das 9h às 17h em três drive-thrus. Já na segunda-feira (29) será a vez de quem tem 69 anos, em um cronograma que “descerá” uma idade por dia, até contemplar o segmento de 66 anos na quinta-feira (1º).
Os postos de saúde não oferecerão o procedimento aos fins de semana, repetindo a estratégia de reservar esses locais exclusivamente para o atendimento a indivíduos com sintomas respiratórios compatíveis com os da covid. Na segunda-feira, entretanto, a rede volta a ser colocada a serviço da imunização, com 39 unidades abertas das 8h às 17h – os três drive-thrus reforçarão a mobilização.
De acordo com a prefeitura, o avanço é viabilizado pela remessa do novo lote do Ministério da Saúde para o Rio Grande do Sul. As ampolas são da Coronavac (produzida pela farmacêutica chinesa Sionvac em parceria, no Brasil, com o Instituto Butantan-SP), uma das duas vacinas em uso no País desde o início da campanha, em janeiro.
Endereços deste sábado
– Estacionamento do Hipermercado Big Sertório – avenida Sertório nº 6.600, no bairro Sarandi (Zona Norte);
– Estacionamento coberto do estádio Beira Rio – entrada pela rua Nestor Ludwig, próximo ao Parque Marinha do Brasil e ao ginásio Gigantinho, no bairro Cristal (Zona Sul);
– Estacionamento do campus central da PUCRS – avenida Ipiranga nº 6.681, atrás do Centro de Eventos, com entrada pela lateral do Museu da universidade.
Profissionais da saúde
Na semana que vem, das 9h às 17h, as 20 farmácias parceiras da prefeitura manterão o serviço de vacinação para profissionais da saúde que não atuam na linha-de-frente do combate à pandemia. A logística terá duas mudanças:
– Não será mais exigida a declaração de pacientes atendidos em domicílio;
– Caberá aos conselhos profissionais apontar à SMS quais os setores de atuação das categorias de atendimento à saúde humana, para definição de uma lista oficial dos serviços autorizados para vacinação. Desta forma, profissionais cadastrados e ativos no Conselho que atuem nesses locais poderão receber a dose do imunobiológico.
Assim, todos os profissionais que buscarem a vacinação deverão apresentar, obrigatoriamente, autodeclaração de profissional de saúde, comprovante de residência ou atuação em Porto Alegre e vínculo com conselho setorial. Os documentos deverão ser entregues em cópia impressa.
Estão contemplados: profissionais e seus respectivos técnicos e auxiliares com inscrição comprovada em conselhos de classe que atuam em atendimento à saúde humana em estabelecimentos como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, farmácias, consultórios, ou de forma autônoma, mas atendendo presencialmente o paciente.
São 14 categorias: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, serviços socais, profissionais de educação física (que trabalham com assistência a saúde como em hospitais, clínicas de reabilitação, centros de atendimento à saúde de pessoas com deficiências e serviços de saúde mental), médicos veterinários que atuam em serviços de proteção à saúde humana.
Não estão contemplados neste momento: profissionais de apoio que atuem em estabelecimentos de saúde, ou seja, aqueles profissionais que não possuem inscrição ativa em conselho de classe, como atendentes, recepcionistas, profissional de limpeza, segurança, gerentes, sócios-proprietários etc.; estagiários, profissionais que atuam em práticas interativas e complementares ou outras atividades e que não possuam registro ativo em um dos conselhos de saúde da Resolução do Conselho Nacional de Saúde 287/1998.
(Marcello Campos)