Quinta-feira, 13 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Vendas em shopping centers no Brasil crescem 6,8% no trimestre

Compartilhe esta notícia:

No período houve alta de de 0,3% sobre vendas em relação ao mesmo intervalo de 2019

Foto: Divulgação
(Foto: Reprodução)

Os shopping centers brasileiros registraram uma alta de 6,8% nas vendas no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período no ano passado. É o que revela levantamento do ICVS (Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers), da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Já em relação ao período “pré-pandemia”, o primeiro trimestre deste ano registrou aumento de 0,3% sobre as vendas de shoppings em relação ao mesmo intervalo de 2019.

Entre as regiões, os maiores destaques nos primeiros três meses deste ano ficaram por conta do Centro-Oeste e Nordeste, com elevações de 8,4% e 7,7%, respectivamente. Já no Sudeste (6,6%), Sul (com 6%) e o Norte (2,5%) os desempenhos são menores. Todas as elevações calculadas em relação ao primeiro trimestre de 2022.

Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, entre os fatores externos que contribuíram para o crescimento no primeiro trimestre deste ano estão as menores pressões inflacionárias em bens industrializados, como vestuário no começo do ano, e avanços da renda real do trabalho.

Desempenho

“O resultado representa uma aceleração frente ao trimestre anterior, que havia sido impactado por fatores macroeconômico, como incertezas políticas, juros mais altos e pressões no orçamento familiar, que limitaram maiores avanços na atividade econômica geral”, comenta o executivo.

Na mesma base de comparação anual, as categorias de lojas que obtiveram as variações mais elevadas foram: Conveniência e Serviços (33,5%), Entretenimento (21,3%) e Alimentação (14,4%). Enquanto isso, o fluxo de pessoas em shopping centers mostrou-se 13,2% superior ao resultado do primeiro trimestre de 2022.

Em relação ao desempenho do mês de março, os shoppings tiveram um crescimento de 2,4% sobre março de 2022. No período, o tíquete médio nos shoppings foi de R$ 128,91 e nas lojas de rua foi de R$ 84,10. Já o fluxo de visitantes subiu 8% sobre a frequência registrada no mesmo intervalo do ano passado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Ministério da Saúde regulamenta repasses para o piso da enfermagem
Volante do Grêmio tem lesão no adutor da coxa e tem atuado no sacrifício
https://www.osul.com.br/vendas-em-shopping-centers-no-brasil-crescem-68-no-trimestre/ Vendas em shopping centers no Brasil crescem 6,8% no trimestre 2023-05-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar