Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Bebida quente aumenta risco de câncer de esôfago

Compartilhe esta notícia:

Bebidas com cafeína podem ser o gatilho para a enxaqueca. (Foto: Divulgação)

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Oncologia Digestiva da Universidade de Ciências Médicas de Teerã, no Irã, apontou que beber três xícaras de chá verde ou preto (o equivalente a 700 ml) em temperatura acima de 60°C aumentaria a probabilidade de câncer de esôfago em 90% em relação às pessoas que esperam a bebida esfriar.

A estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) para este ano é de 10.790 novos casos da doença no Brasil. O tumor no esôfago é o sexto mais comum entre os brasileiros.

“Muitas pessoas gostam de bebidas quentes. No entanto, de acordo com o nosso relatório, beber chá muito quente pode aumentar o risco de câncer de esôfago e, portanto, é aconselhável esperar até as bebidas esfriarem”, disse o principal autor do estudo, Farhad Islami, da Associação Americana do Câncer e da Universidade de Ciências Médicas de Teerã.

O estudo acompanhou 50.045 pessoas, com idades entre 40 e 75 anos, por dez anos. A relação entre bebidas quentes e o aumento de chance de tumor no esôfago já era conhecida. Mas essa é a primeira vez que pesquisadores apontam a partir de qual temperatura o líquido passa a oferecer risco para a saúde.

“Essa ingestão pode causar pequenas áreas de queimadura na superfície interna que reveste o esôfago. Elas podem gerar uma lesão crônica naquela região, que favorece o contato de agentes carcinogênicos diretamente com o tecido do esôfago, agora sem tanta proteção por estar queimado”, explicou Raphael Araujo, cirurgião oncológico do aparelho digestivo e coordenador da equipe de cirurgia oncológica do Hospital Paulistano.

Apesar de o estudo ter sido feito com chá verde e preto, o café também pode provocar lesões no esôfago que aumentam o risco de câncer. “Ninguém precisa parar de tomar café, só não deve tomá-lo tão quente”, recomendou Raphael Araujo.

Outra maneira de prevenir o câncer de esôfago é evitar o consumo de cigarro e álcool. “Eles aumentam a lesão crônica nesse órgão, tanto pela fumaça do cigarro como pelo álcool, principalmente o destilado”, disse o cirurgião.

Bacon e carne

Um estudo do Reino Unido feito a partir de dados de 475 mil pessoas mostrou uma ligação entre o consumo de carne vermelha e de carnes processadas, como bacon e linguiça, e a ocorrência de câncer colorretal (de intestino ou reto).

A pesquisa foi publicada na semana passada na revista International Journal of Epidemiology. Foram avaliadas informações de pacientes entre 40 e 69 anos, ao longo de 5,7 anos, em média. Nesse período, foram detectados 2.609 casos de câncer colorretal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Você tem um celular Android? Conheça o seu inimigo número 1
Estados Unidos investigam airbags que equipam 12 milhões de carros e podem não abrir
https://www.osul.com.br/a-bebida-quente-aumenta-o-risco-de-cancer-de-esofago/ Bebida quente aumenta risco de câncer de esôfago 2019-04-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar