Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A CIA pode invadir TV, iPhone e Whatsapp, afirma Wikileaks

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

O Wikileaks revelou na terça-feira (07) que obteve milhares de documentos que detalham um sofisticado arsenal tecnológico desenvolvido pela CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA) para espionar smartphones, computadores e até mesmo televisões.

Segundo o site, alguns dos programas, que incluem malwares, vírus e cavalos de troia, são capazes até mesmo de contornar a criptografia de aplicativos de mensagens populares como o Whatsapp e o Telegram.

O site afirma que disponibilizou 8.761 documentos e arquivos que descrevem esse arsenal, que teria sido desenvolvido em uma unidade de alta segurança isolada e situada dentro do Centro de Ciberinteligência da CIA, em Langley, no Estado da Virgínia. O Wikileaks disse ainda que esses documentos consistem em apenas uma parte do que foi obtido.

O site não informou quem forneceu o material. Disse apenas que os programas estavam circulando de uma forma “não autorizada” entre funcionários e hackers que trabalham para o governo e que um deles enviou o material para o Wikileaks.

Essa fonte afirmou que fez isso para iniciar uma discussão sobre se “as capacidades da CIA ultrapassam seus poderes” e o “problema de fiscalização da agência por parte do público”. A fonte disse ainda que o debate deve girar em torno de “segurança, criação, uso, proliferação e controle democrático de ciberarmas”.

Os documentos divulgados pela plataforma foram criados entre 2013 e 2016. O Wikileaks descreveu a divulgação como o maior ato de “publicação de documentos confidenciais da agência”. Segundo o jornal The New York Times, um ex-agente da CIA disse que uma breve análise dos documentos sugere que eles são genuínos.

No passado, o Wikileaks foi acusado de divulgar documentos sem critérios, algo que colocou agentes e funcionários dos EUA em risco. Desta vez, o site afirma ter tomado medidas para ocultar os nomes de pessoas envolvidas com o programa da CIA.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Programa de espionagem da CIA vaza na internet
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu ao presidente do Irã: “Nunca mais volte a ameaçar os Estados Unidos”
https://www.osul.com.br/a-cia-pode-invadir-tv-iphone-e-whatsapp-afirma-wikileaks/ A CIA pode invadir TV, iPhone e Whatsapp, afirma Wikileaks 2017-03-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar