Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Coreia do Norte desmantelou o seu centro de testes nucleares, disse a Coreia do Sul

Compartilhe esta notícia:

Imagem da área onde o governo norte-coreano testava as suas armas nucleares. (Foto: Reprodução)

O governo da Coreia do Norte informou nesta quinta-feira (24) que destruiu o local utilizado para testes nucleares com uma série de explosões que foi testemunhada por jornalistas estrangeiros. A agência de notícias Yonhap, da Coreia do Sul, já tinha antecipado a informação. As explosões ocorreram em uma área que inclui três túneis e algumas torres de observação. O local, chamado de Punggye-ri, é o único usado para testes no País, de acordo com o governo, e fica em uma região isolada no meio de montanhas na Região Nordeste.

O fechamento do local tinha sido anunciado pelo ditador Kim Jong-un e visto como um gesto de boa vontade antes de seu possível encontro com o presidente americano Donald Trump. O ditador norte-coreano convidou diversos jornalistas estrangeiros para que eles testemunhassem a demolição, mas não permitiu a presença de inspetores internacionais.

A relação entre Kim e Trump, porém, piorou nos últimos dias. Também nesta quinta, o vice-ministro de Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son-hui, chamou o vice-presidente americano de “idiota político”.

Foi uma resposta a uma entrevista que Mike Pence deu na quarta-feira (23), ao canal de TV Fox News, na qual comparou o poderio nuclear de Pyongyang com o da Líbia de Muammar Gadaffi. Para Choi, a declaração foi “ignorante e estúpida”.

Coreia do Sul

O principal negociador da Coreia do Norte chamou na semana passada o governo sul-coreano de “ignorante e incompetente”. Também denunciou os exercícios militares aéreos realizados pela Coreia do Sul e os Estados Unidos e ameaçou interromper todas as negociações com Seul, a menos que suas exigências sejam atendidas.

Os comentários de Ri Son-gwon, presidente do norte-coreano Comitê para Reunificação Pacífica, ocorreram antes de uma série de declarações inflamadas. O comportamento marca uma mudança drástica no tom norte-coreano, depois de uma curta fase de alívio das tensões, de planos de desnuclearização e de um possível encontro entre o líder Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos.

Ri criticou o Sul por participar dos exercícios militares, que acontecem anualmente, bem como por permitir que a “escória humana” falasse em sua Assembleia Nacional, segundo a agência de notícias norte-coreana KCNA.

“Nessa oportunidade, as atuais autoridades sul-coreanas têm provado claramente que são um grupo ignorante e incompetente, desprovido do senso elementar da situação atual”, disse Ri. “A menos que seja resolvida a grave situação, que levou à suspensão das negociações de alto nível entre norte e sul, nunca será fácil sentar-se frente a frente novamente com o atual regime da Coreia do Sul”, disse o comunicado.

A declaração não identificou a quem o negociador se referia como “escoria humana”, mas Thae Yong Ho ex-diplomata norte-coreano que desertou para o Sul em 2016, concedeu  uma entrevista coletiva no dia 14, na Assembleia Nacional da Coreia do Sul, por ocasião da publicação de suas memórias. Em seu livro, Thae descreve o líder norte-coreano como “impaciente, impulsivo e violento”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Bandidos se disfarçam de policiais, invadem casa e matam um rapaz em Canoas
Supremo deve definir alternativas para acesso a remédios de alto custo
https://www.osul.com.br/a-coreia-do-norte-anunciou-que-destruiu-o-local-usado-para-os-testes-nucleares/ A Coreia do Norte desmantelou o seu centro de testes nucleares, disse a Coreia do Sul 2018-05-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar