Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo As Coreias do Norte e do Sul iniciaram conversações sobre o desarmamento na fronteira entre os dois países

Compartilhe esta notícia:

Reunião aconteceu em Panmunjom, que fica na Zona de Segurança Conjunta localizada entre os dois países. (Foto: Ministério da Defesa da Coreia do Sul)

As duas Coreias e o UNC (Comando das Nações Unidas), que é liderado pelos Estados Unidos, iniciaram conversações nesta terça-feira (16) sobre a desmilitarização de parte da fronteira que divide a península, em um contexto de aproximação entre os dois países. A primeira reunião entre o Sul, o Norte e o UNC sobre o desarmamento da ZSC (Zona de Segurança Conjunta) aconteceu em Panmunjom, informou o Ministério da Defesa sul-coreano.

A ZSC de Panmunjom, localidade fronteiriça onde foi assinada a trégua da Guerra da Coreia (1950-1953), é a única faixa da fronteira intercoreana, de 250 km de comprimento, na qual as tropas dos dois países têm posições de frente para o outro lado.

A zona foi considerada um espaço neutro até um incidente de assassinato em 1976, quando dois soldados americanos que acompanhavam operários responsáveis por derrubar uma árvore na DMZ (Zona Desmilitarizada) foram mortos por militares norte-coreanos.

As duas Coreias, que seguem tecnicamente em guerra, já que até hoje não foi assinado um tratado de paz oficial, concordaram em adotar medidas para reduzir a tensão militar na fronteira durante a reunião de cúpula entre o dirigente norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, no mês passado em Pyongyang.

As duas partes começaram a retirar minas da ZSC, onde acontecem com frequência as reuniões entre os dois países. O presidente sul-coreano é um firme defensor do diálogo com a Coreia do Norte, país submetido a sanções da ONU por seus programas nuclear e balístico.

Ferrovias 

As Coreias do Sul e do Norte anunciaram também que vão conectar sua infraestrutura de transportes nas costas leste e oeste da península no intervalo de um ano e esperam começar a estudar ainda neste ano o projeto de modernizar as ferrovias Gyeongui e Donghae, que ligam os dois países.

O comunicado foi feito após reunião dos dois governos no lado sul de Panmunjom, na DMZ  que separa as Coreias e foi palco de reuniões entre o presidente Moon Jae-in, da Coreia do Sul, e o ditador Kim Jong-un, do Norte, no primeiro semestre deste ano.

Os ministros da Unificação Cho Myoung-gyon (Sul) e Ri Son Gwon (Norte) também discutiram a construção de rodovias, segundo agências de notícias e jornais asiáticos. Apesar das declarações de intenções, sanções econômicas impostas pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), pela União Europeia, pelos Estados Unidos e pela própria Coreia do Sul bloqueiam investimentos na Coreia do Norte.

As resoluções impedem pagamentos a cidadãos norte-coreanos e a exportação de combustíveis e matérias-primas para a Coreia do Norte, entre outros pontos. No mês passado, o governo da Coreia do Sul afirmou que consultaria a ONU sobre a possibilidade de começar as pesquisas para as obras das ferrovias. Nesta segunda, em outro anúncio, o Ministério da Unificação sul-coreano reforçou que vai tentar obter a concordância da entidade e de outros parceiros internacionais.

O governo sul-coreano tem aventado a possibilidade de reduzir algumas de suas sanções, o que provou críticas dos Estados Unidos e da ONU. Seul também tomou algumas medidas práticas na semana passada, como a volta do fornecimento de água para a região de Kaesong, onde foi inaugurado o escritório para negociações entre as duas metades coreanas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Mega-Sena pode pagar 2 milhões e meio de reais nesta quarta-feira
A inflação para o consumidor recuou na segunda semana de outubro
https://www.osul.com.br/as-coreias-do-norte-e-do-sul-iniciaram-conversacoes-sobre-o-desarmamento-na-fronteira/ As Coreias do Norte e do Sul iniciaram conversações sobre o desarmamento na fronteira entre os dois países 2018-10-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar