Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Astrônomo amador descobre satélite que estava perdido há 12 anos no espaço

Compartilhe esta notícia:

Imagem de arquivo mostra satélite Image que estava perdido no espaço há 12 anos. (Foto: Reprodução)

Um astrônomo amador encontrou um satélite americano que estava perdido há 12 anos no espaço. A descoberta foi confirmada pela Nasa na última terça-feira. O satélite Image foi lançado ao espaço em março de 2000. O contato com ele foi perdido inesperadamente em dezembro de 2005.

O astrônomo amador Scott Tilley reportou sua descoberta à Nasa em meados de janeiro, e a agência espacial americana realizou testes com cinco antenas diferentes para verificar se, de fato, os sinais de radiofrequência do objeto eram do Image.

Os dados capturados foram analisados e confirmaram que se tratava mesmo satélite perdido. A Nasa também constatou que o aparelho ainda está funcionando.

Durante os cinco anos em que manteve contato com a Terra, o Image enviou dados que levaram a cerca de 40 descobertas sobre a magnetosfera (campo magnético), de acordo com a Nasa.

Ex-chapeiro do McDonald’s vira engenheiro da Nasa

 Gabe Gabrielle hoje é engenheiro da Nasa e cuida da estrutura de um centro espacial. Mas seu primeiro emprego foi como chapeiro do McDonald’s. Da conclusão da escola (que ele detestava, aliás) até sua formatura na faculdade passaram-se 20 anos. A trajetória não foi fácil, mas sempre foi divertida, garante ele.

O engenheiro norte-americano palestrou no segundo dia da Campus Party, em São Paulo. Dar um passo de cada vez e aproveitar o caminho são alguns dos segredos, segundo Gabrielle – além de ter um objetivo bem definido. E, garante, todo mundo é capaz de grandes conquistas.

“Eu sou o chapeiro e sou o engenheiro da Nasa. É o mesmo cérebro, a mesma pessoa. Só (sou) um pouco diferente no que eu quero fazer”, afirma. Para ele, a chave para avançar na carreira envolve três questões: “faça o seu melhor, goste do que você faz e acredite em você mesmo”, aconselha.

Aprendizado

Gabrielle se orgulha de onde começou sua vida profissional e diz que amadureceu muito com a primeira oportunidade. “Eu amava o McDonald’s, não havia nada de errado (com o trabalho). Eu aprendi muito. Eu aprendi a lidar com pessoas, aprendi a ter responsabilidade. O problema com o McDonald’s para mim era que não pagava muito bem e eu queria fazer um curso”, conta.

Para juntar dinheiro para a universidade, largou o cargo na rede de fast food e trabalhou como motorista de caminhão, de ônibus e mecânico.

Um passo de cada vez

O engenheiro diz que ter um objetivo claro é muito importante para construir uma carreira. Mas ter clareza de onde quer chegar quando se está no começo não é algo simples – e isso não é um problema, segundo ele.

“Se você não tem nenhuma ideia mesmo, pergunte a si mesmo: qual a coisa mais divertida que eu posso fazer? E então se pergunte: como eu faço isso? E depois dê os passos para fazer, passos muito pequenos. É muito importante ir devagar. Cada vez que você completa um passo, você constrói confiança. E quanto mais confiante você fica, mas fácil se torna”, recomenda.

 Para o engenheiro, só com passos pequenos é que é possível aproveitar o caminho e se divertir. “Às vezes você acha que quer fazer alguma coisa e quando você chega lá não é o que você pensava. Mas você se divertiu para chegar lá, vá tentar outra coisa! Se você teve um caminho difícil, você não vai querer tentar outra coisa.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Neymar depõe por mais de uma hora e deixa audiência sem o pai em Madri
A atriz Uma Thurman denunciou assédio sexual de produtor de Hollywood e revelou que Tarantino quase causou sua morte em Kill Bill
https://www.osul.com.br/astronomo-amador-descobre-satelite-que-estava-perdido-ha-12-anos-no-espaco/ Astrônomo amador descobre satélite que estava perdido há 12 anos no espaço 2018-02-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar