Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Candidatura de Joaquim Barbosa sacode alianças no RS

Compartilhe esta notícia:

A confirmação da candidatura à Presidência da República do ex-presidente do STF Joaquim Barbosa, deverá alterar o cenário das alianças no Rio Grande do Sul. (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A confirmação da candidatura à Presidência da República do ex-presidente do STF Joaquim Barbosa, deverá alterar o cenário das alianças no Rio Grande do Sul. A principal consequência será a busca de palanque ao lado do governador José Ivo Sartori, permitindo uma coligação com o PSB. Neste caso, o MDB indicaria o ex-governador Germano Rigotto para uma das vagas ao Senado. A outra vaga será definida internamente pelo PSB, entre Beto Albuquerque e José Fortunati.

Vaga de Fortunati a perigo

A intenção do ex-prefeito de Porto Alegre de disputar uma vaga ao Senado poderá esbarrar no filtro que o PSB vai criar para viabilizar o palanque de Joaquim Barbosa no Rio Grande do Sul. Numa disputa interna com Beto Albuquerque, Fortunati não teria maioria.

Tirando do bolso de aposentados

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social estão tendo 5% da renda garfados por sindicatos e associações de classe sem que tenham autorizado os descontos. A maioria dos beneficiários do INSS sequer sabe que está pagando as contribuições. Um dos casos mais frequentes de desconto não autorizado envolve a ANAPPS, com sede em Porto Alegre.

Qual o destino da Aplub?

A Susep (Superintendência de Seguros Privados) terá de decidir se aprova a proposta do interventor da Aplub (Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil), seguradora e capitalização, Arlei Vieira, de venda do controle a um grupo empresarial. A outra opção será a liquidação da Aplub, que conta com mais de 20 mil pessoas na Previdência privada, entre contribuintes e beneficiários.

Interino aprovado na Defesa

O general Silva e Luna completou dois meses como ministro interino da Defesa. A gestão agregadora indica que o general deverá permanecer no comando do Ministério da Defesa, que até então era comandado por civis.

TSE vai decidir futuro de Vanazzi

Já tem data na pauta do Tribunal Superior Eleitoral o julgamento final do pedido de cassação do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi. Enquadrado na Lei da Ficha Limpa, ele candidatou-se e se elegeu sub judice, até decisão final da Justiça Eleitoral. O TSE deve julgar o caso dia 3 de maio.

A vaquinha para candidatos

Ainda está tímida a adesão de pré- candidatos gaúchos ao Eleitor Presente, plataforma de financiamento coletivo especializada em campanhas políticas. A ferramenta, inicialmente disponível apenas para os candidatos, já permite que eleitores também se cadastrem. A ferramenta de arrecadação entrou no ar no último dia 15 de abril, um mês antes da data estipulada pelo TSE para o início das doações.

A polêmica do glifosato

O glifosato, herbicida mais utilizado no País, inclusive no Rio Grande do Sul, é o foco do Ministério Público Federal, que entrou na Justiça Federal contra a liberação da comercialização de sementes transgênicas tolerantes ao defensivo. A medida valeria para todo o País, até que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) conclua o processo de reavaliação toxicológica do produto.

A disputa Daniel Guerra x Alceu Barbosa

Será nesta sexta-feira, na 4ª. Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, a audiência de conciliação entre o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (PRB), e o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT). Guerra mencionou que havia falcatruas e fanfarrice com o dinheiro público no governo de Alceu.

Justiça corrige erro histórico da Câmara Municipal

A Justiça corrigiu ontem um erro histórico e imperdoável cometido pela Câmara de Vereadores e pelo prefeito José Fortunati: a mudança da avenida Castelo Branco para avenida da Legalidade e da Democracia. A decisão foi da 3ª. Câmara Cível do Tribunal de Justiça gaúcho.

 

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Goodbye, Washington
Frequência política
https://www.osul.com.br/candidatura-de-joaquim-barbosa-sacode-aliancas-no-rs/ Candidatura de Joaquim Barbosa sacode alianças no RS 2018-04-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar