Domingo, 11 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 6 de fevereiro de 2016
Um grupo de infectologistas colombianos registrou pela primeira vez a ocorrência simultânea de dengue, chikungunya e zika em uma mesma pessoa. É o primeiro caso relatado de coinfecção por três dos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. O paciente, um homem de 49 anos, viajava constantemente para diversas regiões do país e provavelmente foi exposto aos diferentes vírus em diferentes áreas, dizem os médicos.
O caso registrado em Sincelejo, no Norte do país, vem sendo discutido por especialistas deste o início do mês, após publicação de um estudo do grupo na revista Journal of Infection and Public Health. Segundo o artigo, liderado por Wilmer Villamil-Gómez, da Universidade de Cartagena, apesar da preocupação, o homem foi medicado para controlar os sintomas e passa bem.
O paciente buscou o hospital após ter passado quatro dias com febre de 38°C, conjuntivite e manchas avermelhadas nas costas e nos braços. Após ser submetido a exames de anticorpos para detectar os três vírus, todos resultaram positivos.
Além dos sintomas referidos, os médicos ainda notaram avermelhamento dos gânglios linfáticos e inchaço nas pernas. Nenhum sintoma específico foi detectado como razão de interação entre os outros dois vírus, porém. Os pesquisadores afirmam que é preciso ficar atento para a coinfecção em áreas como Brasil e Colômbia, onde circulam os três vírus.