Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte CPI do Futebol ouvirá jornalistas e personalidades do esporte no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, será convidado a participar de audiência. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

A CPI do Futebol definiu nesta terça-feira (11) seu plano de trabalho para os próximos meses. A primeira ação da comissão será convidar jornalistas, dirigentes, árbitros e atletas para avaliar o atual cenário do futebol brasileiro.

Apenas em uma segunda etapa é que o colegiado iniciará as investigações de irregularidades na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e na realização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014.

Para o relator da CPI, senador Romero Jucá (PMDB-RR), a comissão não atuará apenas para investigar a CBF mas para contribuir com a melhoria do futebol brasileiro como um todo.

Na semana que vem, a CPI deverá ouvir os jornalistas Juca Kfouri (Folha/UOL), Sérgio Rangel (Folha), Jamil Chade (“O Estado de S. Paulo”) e José Cruz (UOL). Eles foram escolhidos por já terem publicado reportagens investigativas sobre casos de corrupção no futebol. Para o presidente da CPI, o ex-jogador Romário (PSB-RJ), que concordou com o plano de Jucá, os jornalistas poderão dar contribuições para as reuniões seguintes do colegiado.

Na semana seguinte, a CPI ouvirá presidentes de federações estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Distrito Federal, Amazonas e Acre. Eles deverão expor a realidade local do futebol e do calendário de competições.

A outra audiência já programada pela comissão deverá ter a presença de dirigentes de clubes. Jucá irá convidar os presidentes do Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio (Romildo Bolzan), Palmeiras, São Paulo, Sport e Vasco. Representantes de atletas também deverão ser chamados para contribuir com as exposições sobre a situação do esporte no país. Além deles, a comissão quer ouvir treinadores e árbitros, além de personalidades que fazem parte da história do futebol, como o técnico da seleção brasileira, Dunga, e os ex-jogadores Pelé e Zico, ícones do esporte.

Somente após esta primeira fase de depoimentos é que a CPI mergulhará nas investigações contra a CBF, em que deverá convocar integrantes da confederação e pessoas ligadas a ela, como o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e o seu ex-presidente Ricardo Teixeira, que deixou o cargo em 2012.

Na reunião desta terça, a CPI também aprovou requerimento solicitando à Procuradoria-Geral dos Estados Unidos o compartilhamento de informações sobre a investigação de esquema de corrupção na Fifa. O FBI, agência federal de investigação daquele país, é responsável pela operação. (Folha)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

União bloqueia 60 milhões de reais do Rio Grande do Sul depois de atraso no pagamento de dívida
Câmara conclui votação em primeiro turno da PEC que aumenta salários da AGU
https://www.osul.com.br/cpi-do-futebol-ouvira-jornalistas-e-personalidades-do-esporte-no-brasil/ CPI do Futebol ouvirá jornalistas e personalidades do esporte no Brasil 2015-08-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar