Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A crise política pode afetar a recuperação da economia brasileira, dizem especialistas

Compartilhe esta notícia:

Mercados entraram em pânico após denúncias contra o presidente Michel Temer. (Foto: Reprodução)

A crise política pode afetar a recuperação da economia brasileira, afirmaram especialistas ouvidos pelo portal de notícias G1.

Após a delação dos donos da JBS afirmando que gravaram o aval do presidente Michel Temer para comprar o silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os mercados entraram em pânico na manhã desta quinta-feira (18), com o dólar cotado acima de R$ 3,40, e a Bovespa chegou a interromper os negócios depois de cair mais de 10%.

Esse cenário trouxe incertezas quanto ao andamento das reformas da Previdência e Trabalhista, que estão em análise no Congresso. Até mesmo o ritmo de queda da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia, pode ser afetado pelas incertezas na economia e política, de acordo com os especialistas.

Segundo Alexandre Wolwacz, diretor técnico da L&S Investimentos, a crise política trouxe consequências econômicas violentas e somente após a resolução disso será possível saber a direção da economia no país. “Essa situação gera uma incerteza sobre a política econômica. Não sabemos se vamos continuar reduzindo as taxas de juros, se vamos respeitar a meta de inflação ou se vamos conseguir gerar empregos”, ressalta.

“A agenda de reformas fica praticamente inviabilizada, a própria manutenção do governo é incerta e isso afeta também a retomada dos investimentos, a principal variável por trás da expectativa de retomada da economia”, diz Silvio Campos Neto, economista da consultoria Tendências. Diante desse cenário, segundo ele, a queda do desemprego também fica mais distante.

Para Alex Agostini, economista-chefe da Austin Ratings, os acontecimentos políticos afetam a economia em curto, médio e longo prazo, e precisam de resolução para o andamento do mercado. “É importante ter o conhecimento dos fatos o mais breve possível para que os agentes econômicos determinem suas expectativas e atuem”, afirma Agostini. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

“Ninguém aguenta mais essa podridão”, diz o chefe da força-tarefa da Operação Lava-Jato nas redes sociais
Caso consiga autorização da Justiça para ser candidato à Presidência, Lula venceria todos os seus adversários em um eventual segundo turno
https://www.osul.com.br/crise-politica-pode-afetar-recuperacao-da-economia-brasileira-dizem-especialistas-2/ A crise política pode afetar a recuperação da economia brasileira, dizem especialistas 2017-05-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar