Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Cuba e União Europeia assinam acordo e iniciam nova era de relações diplomáticas

Compartilhe esta notícia:

O ministro de Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, aperta mãos com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini; ao lado, o ministro de Relações Exteriores da Eslováquia, Miroslav Lajcak (Foto: Reuters)

Cuba e UE (União Europeia) assinaram nesta segunda-feira (12) seu primeiro acordo da história para marcar uma aproximação entre ambos. O documento marca uma nova era de relações diplomáticas, apesar de suas divergências no âmbito dos direitos humanos, um mês antes da chegada de Donald Trump à Casa Branca.

Esse é o maior avanço diplomático entre o país e o bloco desde que a União Europeia removeu sanções à ilha em 2008.

“Hoje em dia reconhecemos que há mudança em Cuba e queremos acompanhar esta mudança econômica e social”, disse a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, momentos antes da assinatura do acordo em Bruxelas com o ministro de Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, e os 28 chanceleres europeus.

Com a assinatura deste pacto, a União Europeia colocou fim à chamada Posição Comum de 1996, que Cuba classificou de “ingerente” e “discriminatória”. Ela vinculava a cooperação europeia a “melhorias dos direitos humanos”, ao mesmo tempo em que buscava “favorecer um processo de transição para uma democracia pluralista”.

A situação dos direitos humanos e das liberdades políticas na ilha caribenha foi um dos principais obstáculos ao longo das sete rodadas de negociações, mas os representantes decidiram abordá-la em um diálogo separado para abrir caminho em direção ao pacto.

Já foram realizados dois encontros para tratar dos direitos humanos. “Falamos de tudo amistosamente em um enfoque construtivo e penso que esta é a maneira de proceder”, afirmou Mogherini.

O acordo, negociado desde abril de 2004, formará a plataforma legal para a aproximação entre Bruxelas e Havana. Ele estabelece a intenção de “iniciar um diálogo com o objetivo de fortalecer os direitos humanos e a democracia” e o reforço das relações “com base no respeito mútuo e na soberania”. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

INSS vai contratar 150 candidatos aprovados em concurso público
Prefeitura de Porto Alegre retira 270 toneladas de materiais do Arroio Dilúvio
https://www.osul.com.br/cuba-e-uniao-europeia-assinam-acordo-e-iniciam-nova-era-de-relacoes-diplomaticas/ Cuba e União Europeia assinam acordo e iniciam nova era de relações diplomáticas 2016-12-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar