Últimas Notícias > Notícias > Brasil > Turbulência no Chile, na Bolívia e na Argentina atrasa o retorno do investimento estrangeiro ao Brasil

Dia D contra o sarampo imunizou 2.346 pessoas em Porto Alegre

Levantamento foi realizado mediante 1.371 entrevistas em 13 municípios gaúchos. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo imunizou 2.346 pessoas em Porto Alegre. E para atualizar o calendário vacinal individual dessas pessoas, foram administradas 3.672 doses de vacinas diversas pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde). O Dia D ocorreu no último sábado (19) em todo o País.

Um total de 2.089 doses de vacinas foram administradas em crianças na faixa etária da campanha em outubro – seis meses a menores de cinco anos – para atualização da caderneta de vacinação. Desse total, 1.333 referem-se à proteção contra o sarampo – 569 em crianças de seis meses a um ano e 764 em crianças de um ano a menores de cinco.

O enfermeiro do Núcleo de Imunizações da SMS, Augusto Crippa, explica que a campanha prossegue até sexta-feira (25), em todo o País. A intenção é atualizar a caderneta de vacinação e aumentar a cobertura vacinal da tríplice viral (sarampo, caxuma e rubéola), diminuindo o risco de transmissão viral no Brasil.

Crippa destaca a importância de pais ou responsáveis procurarem as unidades de saúde para verificar o esquema vacinal das crianças. “A cobertura preconizada para a vacina contra o sarampo é de 95%. Antes do início da campanha, a cobertura na Capital era de 77,7%. Dados parciais até o Dia D indicam aumento da cobertura para 79%. A vacinação é o meio mais efetivo de proteção contra a doença”, alerta.